Categorias
MOGI DAS CRUZES

O que abre e o que fecha em Mogi das Cruzes durante a fase vermelha



Passa a valer em Mogi das Cruzes e todo o estado de São Paulo, nesta segunda-feira (12), a fase vermelha da quarentena, conforme determinação do governo estadual divulgada na última sexta (9). Até ontem, a cidade estava na ‘fase crítica’, ainda mais restritiva, no entanto, segundo o prefeito Caio Cunha, com a redução na ocupação hospitalar do município foi possível abrandar as regras.



“Todo esse período de restrição foi muito efetivo. Obviamente que poderia ser melhor, mas deu muito resultado. A gente tem visto isso nos últimos dias, com os números caindo”, afirmou o prefeito em uma live.



Com o retorno à fase vermelha, Mogi das Cruzes voltará a permitir a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades, porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos.



Segundo a administração municipal, fica autorizado o funcionamento dos seguintes estabelecimentos essenciais:⁣⁣⁣



  • Serviços de saúde, farmácias, lavanderias, estabelecimentos de saúde animal e hotéis
  • Supermercados, feiras, mercadão e serviços de delivery e retirada para bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos alimentícios
  • Lojas de materiais de construção
  • Serviços de abastecimento e logística
  • Segurança privada
  • Meios de comunicação social
  • Transporte coletivo e individual, estacionamento e locadoras de veículos
  • Lojas de conveniência, sem consumo no local
  • Comércio varejista e lojas de conveniência também poderão vender bebidas alcoólicas, desde que das 6h às 20h, sendo proibido o consumo no local

Algumas proibições da fase emergencial acabaram incorporadas à etapa vermelha e continuam em vigor. Além do toque de recolher noturno, das 20h às 5h, e do veto a celebrações religiosas coletivas, o Governo de São Paulo manteve a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio. Os horários indicados são das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria; entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.

A recomendação de teletrabalho também continua para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada. Todas as medidas visam a redução de circulação urbana e a queda no fluxo de passageiros do transporte público.

Também na live realizada na última sexta, o prefeito Caio Cunha afirmou que as aulas presenciais da educação infantil na rede privada de ensino de Mogi das Cruzes devem ser retomadas nesta quarta-feira (14), junto com as aulas na rede estadual. Já na rede municipal, as aulas seguirão sendo realizadas de forma online.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: