Núcleo de Avaliação Física é inaugurado em Mogi das Cruzes

CIDADE
No último sábado (18) foi inaugurado em Mogi das Cruzes o Núcleo de Avaliação Física (NAF). O objetivo, segundo a Prefeitura, é incentivar a prática de exercícios físicos, a partir de uma orientação precisa sobre as modalidades a maneiras mais adequadas de praticá-las.

Em outras palavras, serão realizados exames gratuitos e abertos à toda a população que direcionarão o tipo de atividade que a pessoa pode e deve praticar, de acordo com seu condicionamento físico. A partir disso, ela pode procurar um equipamento esportivo da Prefeitura que ofereça a modalidade e estrutura adequados, ou qualquer outro lugar de sua escolha.

A avaliação física realizada no local compreende anamnese, aferição de pressão arterial, medição de frequência cardíaca, avaliação da composição corporal, avaliação postural e de flexibilidade, sênior fitness test (aptidão física de idosos), avaliação multifuncional, testes neuromotores, teste de potência muscular e teste submáximo de esforço.

A Prefeitura de Mogi informa que todos os testes aplicados seguem as diretrizes internacionais do Colégio Americano de Medicina do Esporte e são acompanhados por professores de Educação Física especializados em avaliações físicas, contando em seu quadro com doutorandos, mestres e especialistas.

“O NAF vem sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de inserir a prática do exercício físico na nossa rotina diária. Ele oferece uma avaliação física completa e tem relação direta com saúde pública e com políticas de incentivo à qualidade de vida, pois quem se exercita adoece menos”, disse o prefeito Marcus Melo.

A estrutura terá capacidade inicial para atender entre 200 e 250 pessoas por mês, mas a expectativa é que esse número chegue a 800 pessoas/mês. O investimento foi de R$ 150 mil, entre a reforma da sala, móveis, equipamentos e insumos.

O NAF está situado na estrutura do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, que fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560, no Mogilar. O núcleo vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e, no sábado, das 7h às 12h.

Os agendamentos podem ser feitos presencialmente ou pelo telefone 4798-6346. A partir de junho, também será possível agendar uma avaliação pela internet. 

Entre em nossos Grupos de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *