Neste final de semana prolongado serão ativados mais 20 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi das Cruzes. De acordo com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), ainda neste mês, outros 40 leitos – 30 de UTI e 10 de enfermaria – entram em operação no hospital.
A ampliação da capacidade hospitalar é resultado de investimentos do consórcio intermunicipal e do Governo do Estado na implantação de um novo sistema de oxigênio na unidade. O abastecimento dos novos tanques foi realizado na quinta-feira (1).
Segundo o Condemat, o processo é lento para garantir a segurança e requer ajustes para as unidades de atendimento, por isso, a ativação dos novos leitos se dará de forma gradativa. Até o final do mês, o hospital passará a contar com 90 leitos para pacientes com coronavírus, totalizando 40 de UTI e 50 de enfermaria.
O secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, ressaltou a iniciativa dos gestores dos municípios consorciados, bem como o apoio dos deputados da região. “Essa união do Condemat com o Governo do Estado é muito importante para o avanço no enfrentamento à pandemia, além do apoio dos deputados da região, que têm nos dado todo o suporte fortalecendo nossos pleitos junto aos órgãos estaduais e federais”, disse o secretário.
Com a superlotação das unidades hospitalares municipais, estaduais e privadas, a ampliação de leitos trará fôlego no enfrentamento à pandemia. “Estamos vivendo momentos muito difíceis e os prefeitos estão trabalhando duro para garantir assistência hospitalar à população. Esta ampliação de leitos vai ajudar muito toda a região, mas sabemos que precisamos de mais, por isso o trabalho não pode parar”, afirmou o secretário, que também pediu o apoio da população: “Mais do que nunca precisamos que a população faça a sua parte e evite aglomerações, mesmo que seja em reuniões familiares. Agora é hora de pensarmos no coletivo e protegermos aqueles que amamos seguindo os protocolos sanitários e praticando o distanciamento social”, finalizou.
Os leitos do Hospital Dr. Arnaldo são de gestão estadual, com admissão de pacientes através da Rede Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), o que significa que as unidades também poderão ser ocupadas por pacientes de outras cidades da região.