Categorias
BRASIL

Novo saque aniversário do FGTS será liberado na segunda; veja quem tem direito



A Caixa Econômica Federal libera, na próxima segunda-feira (1), um novo saque aniversário do FGTS, modalidade que permite retirar, uma vez por ano, uma parcela do saldo de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia.



Quem poderá retirar o dinheiro a partir da próxima semana são os trabalhadores com carteira assinada que nasceram em maio. O saque ficará disponível até o dia 31 de julho.



No momento, o saque aniversário do FGTS está liberado para os nascidos em fevereiro, março ou abril, conforme o calendário a seguir:



Mês de NascimentoPeríodo para saque
Janeiro2 de janeiro a 31 de março
Fevereiro1º de fevereiro e 28 de abril
Março1º de março a 31 de maio
Abril3 de abril a 30 de junho
Maio2  de maio a 31 de julho
Junho1º de junho a 31 de agosto
Julho3 de julho a 29 de setembro
Agosto1º de agosto a 31 de outubro
Setembro1º de setembro a 30 de novembro
Outubro2 de outubro a 29 de dezembro
Novembro1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Dezembro1º de dezembro a 29 de fevereiro de 2024

Vale lembrar que, para receber, é preciso ter aderido ao Saque Aniversário. O trabalhador que optar pela modalidade perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo se for demitido. O que permanece igual é o acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa, além da possibilidade de saque para compra da casa própria, aposentadoria ou doença grave.



A adesão ao saque aniversário é opcional e, quem não quiser migrar, permanece na sistemática padrão, que é o Saque-Rescisão, na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida.

O trabalhador que optar pelo Saque Aniversário do FGTS pode, por meio do aplicativo do FGTS, solicitar o retorno à modalidade Saque-Rescisão, desde que não haja operação de antecipação contratada.

Como fazer o saque aniversário do FGTS

Através do aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá consultar os valores disponíveis para saque. Será necessário indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.

O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: