Categorias
MOGI DAS CRUZES

Nove startups concluem o Programa de Incubação do Polo Digital de Mogi das Cruzes



O Programa de Incubação do Polo Digital de Mogi das Cruzes deste ano teve seu encerramento oficial na manhã desta quarta-feira (8), com o ‘Mogi Tech – Gov Experience’, realizado no Cemforpe. O evento reuniu as startups participantes, especialistas no setor e autoridades, que discutiram a importância da inovação para os governos e a melhoria do atendimento público ao cidadão.



Nove startups finalizaram o ciclo deste ano, com iniciativas voltadas à Educação, Saúde, Agricultura, Empregabilidade, Meio Ambiente e Zeladoria. Segundo a administração municipal, todas já possuem produtos finais desenvolvidos e validados, com contratos fechados ou em negociação com órgãos públicos ou a iniciativa privada.



“A inovação é um risco, ela tem de acontecer. Hoje, está sendo fechado um ciclo, o primeiro programa municipal de GovTech do país e isso é muito significativo para a gente. Quando vejo a oportunidade de ter tantas mentes brilhantes buscando oportunidades de inovar no Poder Público, é algo muito estimulante”, afirmou o prefeito Caio Cunha.



O prefeito anunciou, ainda, que Mogi das Cruzes ganhará, em 2022, um hub para inovação, na estrutura do atual prédio 2 da Prefeitura, na rua Francisco Franco. “Vamos juntar em um mesmo local o Polo Digital, a Escola de Empreendedorismo e diversos outros setores. E vamos ter como um condomínio para novos empreendimentos de inovação”, disse.



O evento desta quarta-feira também contou com o painel “GovTechs e o Futuro da Gestão Pública”, mediado pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, Gabriel Bastianelli, com a participação do deputado estadual e empreendedor Sérgio Vítor, do gerente-executivo do BrazilLAB, Fernando Rabello, e do diretor de operações da IdeaGov, Felipe Maruyama.

Também participaram do Mogi Tech – Gov Experience, a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, os vereadores Johnross Jones, Maurino José da Silva, Malu Fernandes, Osvaldo Antonio da Silva, Juliano Botelho e Vitor Emori, a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, secretários municipais, representantes de entidades da sociedade civil e de instituições de ensino.

O programa

Durante o programa, as startups tiveram benefícios de utilização da estrutura do Polo Digital. Além disso, participaram de ações de mentoria e treinamento, organizadas pela Prefeitura e pelo escritório regional do Sebrae-SP.

Em julho, o Polo Digital também foi habilitado como parceiro da Amazon Web Service (AWS) e as startups incubadas foram beneficiadas com ações do AWS Activate, que incluem créditos de recursos e treinamentos para desenvolvimento do empreendimento. Elas tiveram acesso a U$ 5 mil em créditos para uso nos produtos e serviços da AWS, além de U$ 1.5 mil em créditos de suporte. Entre os produtos e serviços oferecidos estão os servidores virtuais na nuvem, armazenamento escalável em nuvem e banco de dados gerenciado de alta performance.

Em outubro, as startups do Programa de Incubação passaram a utilizar, sem custos, a plataforma Onne.link, que facilita o acesso das pessoas ao unificar os links da empresa e auxiliar na divulgação da marca ou empresa. O benefício foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação com a empresa MR Trends Ltda, celebrada por meio de chamamento público.

“A cidade precisa passar por uma mudança de mentalidade quando falamos de Poder Público. E uma das metas de governo é trazer esta inovação para a Prefeitura. É um processo de mudança de mindset na administração. Neste programa, foi possível aproximar as startups das dores do poder público e elas apresentarem soluções para  desafios comuns em gestões de todo o país”, disse o secretário Gabriel Bastianelli.

As startups

O Programa de Incubação do Polo Digital deste ano teve a inscrição de 28 startups. Destas, 13 passaram à segunda fase, sendo que 10 foram selecionadas. Nove finalizaram o programa e foram homenageadas durante o evento.

Das startups que realizaram todo o Programa de Incubação deste ano, três iniciativas voltadas à Educação, duas para Saúde e uma para cada um dos setores de Agricultura, Empregabilidade, Meio Ambiente e Zeladoria. 

Para a área da Educação, as iniciativas são a Educaton, voltada à formação de professores com a utilização de tecnologia; a TecAcademy, uma plataforma que oferece ao professor uma ferramenta individualizada de avaliação dos alunos; e a Psiqedu, que apresenta um programa para o novo ensino médio, composto por cursos que dialogam com o mundo do aluno, preparando-o para encarar a vida atual.

Na área da Saúde, o Conecta Pulse trabalha com uma pulseira com QR code com acesso aos dados de saúde para o pré-atendimento médico de emergência. Esta iniciativa já teve, inclusive, um caso real de utilização, facilitando o socorro a um paciente que sofreu um infarto. Já a Brasil Clin tem ação voltada ao atendimento médico de pessoas de baixa renda.

Para a Agricultura, a Agrolog oferece uma plataforma digital para integrar e conectar a logística do mercado agro, enquanto na área de Empregabilidade, A Tenda com Jogos propõe treinamento online e gamificado para melhorar o índice de empregabilidade das empresas.

Na área de Meio Ambiente, a Muteki trabalha com o conceito de sustentabilidade, com sistema de geração de energial renovável. Por fim, para a Zeladoria, a Wise Things tem um sistema de pesagem de caminhões em tempo real por meio de sensores iOT.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: