Categorias
MOGI DAS CRUZES

Na entrada de Mogi, monumento O Bandeirante recebe máscara de proteção



A Prefeitura de Mogi das Cruzes adotou mais uma medida de conscientização da população a partir desta terça-feira (5). O monumento “O Bandeirante”, que é um dos símbolos da cidade, situado na entrada do município pela Rodovia Mogi-Dutra, recebeu uma máscara de proteção facial, que foi confeccionada de forma voluntária e instalada pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.



De acordo com a administração municipal, a iniciativa partiu do Comitê de Ação Social e Econômica. Após conceber a ideia, a equipe do CASE buscou informações sobre as medidas do monumento, que tem 13 metros de altura e 4 metros de largura. Utilizando a metodologia de escala, chegaram a uma máscara com 1,2 metro de altura e 50 cm de largura, mais 65 cm na região que representa o nariz. O modelo foi enviado para as costureiras ligadas ao programa Família Solidária e a confecção foi feita por elas, com tecido proveniente de doação.



O objetivo, segundo a Prefeitura, é estimular as pessoas a utilizarem as máscaras, que são recomendadas por especialistas como uma forma eficaz de diminuir os riscos de contaminação da população pelo novo coronavírus. Em Mogi das Cruzes, o equipamento é obrigatório no transporte coletivo, agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios e, segundo medida do Governo de SP, a partir desta quinta-feira (7), será obrigatório em todos os espaços públicos.



O monumento “O Bandeirante” é um dos marcos da cidade e retrata o bandeirante Gaspar Vaz, que fundou Mogi das Cruzes em 1º de setembro de 1560. Com três toneladas e feito em aço inoxidável, o monumento foi criado pelo artista plástico Belini Romano, que tem obras em acervos particulares de diversos estados brasileiros, além de França, Espanha e Japão.



A principal proposta de Belini, em suas obras, é trazer possibilidades de utilizar materiais recicláveis também na criação de artes, além de estimular as pessoas a poupar o meio ambiente.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP