Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Chega ao fim, nesta sexta-feira (31), o prazo para participar do Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas, ação conjunta da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Banco Central, Procon e Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).
O intuito da ação é promover educação financeira, reinserção do consumidor no mercado por meio da renegociação das suas dívidas e a volta do acesso ao crédito pelos cidadãos inadimplentes.
Por meio do Mutirão, os consumidores podem renegociar dívidas com cartão de crédito, empréstimo consignado, dívidas com bancos e financeiras.
A ação oferece descontos e prazos especiais de pagamento da dívida. Também podem ser ofertados prazos maiores, juros reduzidos, mudanças nas condições de pagamento ou até mesmo a migração para outras modalidades de crédito mais baratas. As condições variam de acordo com a instituição financeira.
O consumidor deverá informar a dívida que pretende pagar, checar as condições oferecidas e, após concordar com a proposta, assinar um acordo de negociação.
No último mutirão, em novembro de 2022, foram renegociadas mais de 2,3 milhões de dívidas.
Como participar
Os interessados em participar do Mutirão de Negociação podem acessar portal consumidor.gov.br. É preciso ter uma conta gov.br nível prata ou ouro.
Para verificar as dívidas, o consumidor poderá consultar empréstimos e financiamentos no seu nome na plataforma Registrato, do Banco Central ou o portal Meu Bolso em Dia, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).