Categorias
MOGI DAS CRUZES

Polícia Civil fará mutirão em Mogi para emissão do novo documento de identidade



Para promover o atendimento à população – em especial, cidadãos com até 17 anos -, o Setor de Identificação Móvel (SIM) do DIPOL/IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), pertencente à Polícia Civil, realizará uma série de mutirões para emissão dos novos documentos de identidade (RG) na região metropolitana e no interior do estado.



Em Mogi das Cruzes, dez auxiliares de papiloscopistas e papiloscopistas do IIRGD realizará atendimentos no dia 7 de dezembro, das 10 às 14h, na Escola Municipal (EM) Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco, localizada na Rua Kikutaro Suzuki, no bairro Jardim Ivete.



De acordo com o Governo de São Paulo, os atendimentos são promovidos com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e o objetivo é atender os cidadãos menores de idade que necessitem da primeira via do documento, sendo que indivíduos com até 15 anos precisam comparecer acompanhados por pais ou responsáveis legais (portando guarda ou tutela). Já cidadãos com 16 ou 17 anos não precisam de acompanhamento.



Em todos os casos, os interessados precisam apresentar certidão de nascimento original, cópia simples da certidão e foto 3×4, recente, colorida e com fundo branco.



Novo documento

O novo RG traz a possibilidade de inclusão de até oito documentos: título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional (carteira da Fenaj para jornalistas), carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Também podem constar na cédula indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). A inclusão de informações adicionais no documento é facultativa, ou seja, cada cidadão pode optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

Para inclusão dos dados, é preciso comprovar as informações, apresentando os documentos originais que se deseja incluir no RG no ato da solicitação do novo documento. É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.

Além de apresentar dimensões reduzidas, foram inclusos novos dispositivos com o objetivo de inibir práticas de falsificação.

A nova versão do RG atende a uma determinação do Governo Federal, por meio do Decreto 9.278 de 2018, para a implantação do Documento Nacional de Identidade (DNI).

*Matéria atualizada às 16h de 6 de dezembro de 2019

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *