Categorias
ALTO TIETÊ

Mutirão de castração da Prefeitura atende mais de 100 cães e gatos em Suzano



A Prefeitura de Suzano realizou, nesta segunda-feira (12), mais um mutirão gratuito de castração e microchipagem de animais da cidade. A ação foi realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente e beneficiou 69 cães e 40 gatos de tutores que já haviam se cadastrado junto à administração municipal.



A nova etapa da campanha concentrou sua atuação no distrito de Palmeiras, realizando as ações preventivas no Centro Cultural Professor Luiz Antônio da Silva. Os agentes receberam os animais logo pela manhã, realizando o cadastro e pesagem de cada um. Após o registro, eles foram encaminhados para a equipe de médicos veterinários da prefeitura, responsáveis pelo procedimento de castração e acompanhamento pós-operatório.



De acordo com o chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang, a medida tem sido um importante instrumento de controle da superpopulação dos animais domésticos na cidade, isso porque inibe a procriação indesejada e evita o abandono. O secretário conta que com o novo cronograma, a expectativa é que os mutirões gratuitos sejam realizados a cada 11 dias até o fim do ano. Destacou ainda que a iniciativa faz parte das políticas públicas de posse responsável e permite dar melhores condições de vida aos pets.



Além da medida de controle de natalidade, os animais também passaram pelo procedimento de microchipagem, que ajuda a combater o abandono animal e levar aqueles que se perderam de volta ao seu lar. Chiang explicou que caso o pet fuja ou se perca, é possível obter informações do tutor por meio do implante subcutâneo e, com isso, entrar em contato para efetuar o resgate.



De acordo com a Prefeitura de Suzano, desde o início da campanha, em 2018, mais de 4 mil animais já foram castrados.

Como participar do mutirão de castração

Para participar dos próximos mutirões, o tutor deve preencher o formulário virtual da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (bit.ly/SuzanoCastracao).

Segundo a administração municipal, é obrigatório que o animal tenha idade igual ou superior a quatro meses de vida. Além disso, o programa é destinado somente para moradores de Suzano.

Após o cadastro, o pet entrará na fila de espera e os agentes da pasta logo entrarão em contato para informar a data do agendamento da castração.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: