Categorias
BRASIL

Mulheres vítimas de violência podem abrir boletim de ocorrência online; veja como fazer



Mulheres que sofrem de violência doméstica e familiar podem realizar denúncias de forma online e segura através do recurso disponibilizado pela Policia Civil, sem a necessidade de se dirigir à delegacia em um primeiro momento.



Por meio da Delegacia Eletrônica é possível fazer o boletim de ocorrência pela internet, além de solicitar a concessão de medidas protetivas contra o agressor.



Vale ressaltar que, para abrir o B.O., não é preciso apresentar provas contra o agressor, embora elas sejam importantes para o processo de investigação e possível condenação.



Também não é necessário dispor de todas as informações pessoais do agressor. Algumas, no entanto, são fundamentais para a apuração dos fatos – entre elas, o grau de parentesco ou relacionamento com o agressor; local, horário e descrição da ocorrência; características do agressor; bem como a vontade de solicitar uma medida protetiva e qual delas. A Delegacia Eletrônica também permite o envio de fotos do agressor, de ferimentos causados por ele ou mensagens enviadas. 



De acordo com a Policia Civil, casos de violência sexual não podem ser denunciados de forma online. Para prestar esse tipo de ocorrência é preciso comparecer pessoalmente na delegacia.

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de violência doméstica, sendo um dos países que mais mata mulheres.

Como abrir o B.O. online

  1. O primeiro passo a ser seguido é entrar no site Delegacia Eletrônica, da Polícia Civil de São Paulo;
  2. Na página principal, você deve clicar em ‘Comunicar Ocorrência’;
  3. Em seguida selecionar o tipo da ocorrência ‘Violência Doméstica’;
  4. Após passar por esses campos, você será redirecionada para uma triagem, onde serão solicitadas informações referente ao agressor, relatos sobre a agressão, além dos seus dados pessoais;
  5. O próximo passo é solicitar medidas protetivas;
  6. Caso você tenha fotos do agressor, fotos dos ferimentos e de coisas que ele possa ter quebrados, prints, também é possível acrescentar no boletim. Para carregar fotos no site ele deve ter no máximo 2 MB (megabytes);
  7. Também há um campo para detalhar como aconteceu a agressão;
  8. Depois de passar todas as informações, aparecerá na tela o resumo da ocorrência, com número de protocolo confirmando que a denúncia foi feita.
  9. Com tudo finalizado corretamente, a vítima recebe um protocolo de registro e é contatada pela Polícia Civil se necessário.
Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: