Categorias
BRASIL

Muito além da dieta: veja como emagrecer rápido e de forma saudável



A busca por um corpo perfeito tem levado muita gente a buscar medicações sem qualquer comprovação científica para perder peso. Essas pessoas não sabem que é possível emagrecer rápido sem deixar de ser saudável – e o caminho até lá vai muito além da dieta.



Para emagrecer com saúde é necessário, antes de tudo, saber qual é o seu peso ideal. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma maneira de avaliar se o peso da pessoa está dentro do considerado saudável ou não. Ele é calculado por meio do peso em quilogramas dividido pela altura ao quadrado (Kg/m²). 



A receita para o corpo ideal envolve restrições alimentares, atividades físicas e hábitos comportamentais. Em tese, é preciso gastar mais calorias do que consome.



Confira a seguir dez dicas para emagrecer mais rápido e de forma saudável:



Coma sem pressa: Diminuir o ritmo nas refeições e escolher porções menores pode ajudar a evitar excessos, já que dá ao cérebro tempo para “dizer” ao estômago quando já comeu o suficiente.

Consuma alimentos que queimam a gordura: Alguns alimentos ajudam a emagrecer porque estimulam a queima de gordura. É o caso do chá de hibisco, da lichia e da farinha de amora, por exemplo.

Foco na comida: Desligar a televisão, o computador ou o celular durante as refeições também pode ajudar a focar na comida e não acabar exagerando sem perceber.

Coma mais vezes ao dia: Não faça somente as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro, dará mais saciedade, diminuindo a fome fora de hora, e impedirá que você exagere nas grandes refeições. O intervalo entre cada refeição deve ser de no mínimo duas horas.

Beba água: A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml por kg de peso corporal de líquidos, o que em média fica em torno de 2 litros por dia. Para quem quer emagrecer, o líquido ideal é a água – quanto mais, melhor!

Fuja dos carboidratos: Evite arroz branco, pão branco, massas, tapioca, cereais matinais açucarados e similares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico. Isto porque esses alimentos elevam rapidamente o açúcar no sangue e a insulina que, a curto prazo, podem causar um aumento repentino da fome e levar à ingestão excessiva de alimentos.

Pratique exercícios: A Organização Mundial de Saúde recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios moderados por semana. Praticando uma hora de exercício em três dias na semana (180 minutos), você já bate essa meta. Para queimar gordura e emagrecer é importante investir em atividades aeróbicas como: caminhadas, corridas, bicicleta, dança, natação etc.

Evite bebidas alcoólicas: o álcool é calórico e, portanto, pode engordar. O fígado dá preferência para metaboliza-lo primeiro. Essa mudança no metabolismo do fígado favorece o acúmulo de gordura no organismo.

Opte por alimentos integrais: Aposte no trigo, arroz, cevada, quinua e chia. Eles são digeridos mais lentamente (baixo índice glicêmico). Dessa maneira, o efeito é mais suave sobre o açúcar e a insulina, o que ajuda a controlar a fome.

Prato equilibrado e variado: Uma alimentação saudável pede equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Invista em frutas, legumes e verduras, complementando o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: