Categorias
CULTURA

Mostra ‘Mogi Itapety’ marca a retomada da ocupação do Centro Cultural de Mogi



A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes retomou oficialmente a ocupação do Centro Cultural de Mogi das Cruzes e a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do espaço, recebe a exposição Mogi Itapety, assinada pela artista plástica Linda Fuga.



A proposta da exposição Mogi Itapety é apresentar ao público da cidade uma seleção de pinturas em tela que retratam paisagens e pontos culturais de Mogi das Cruzes, tanto do Centro Histórico, como outras localidades, como a região da Serra do Itapeti, local onde a proponente mantém uma residência.



De acordo com a administração municipal, foram selecionadas 30 pinturas em tela, que retratam as paisagens. Elas são tingidas e ganham movimento por meio dos personagens, que dão vida e movimento para as pinturas de Linda Fuga. A proposta é promover a pintura não apenas como um quadro que retrata uma localidade, mas sim como um espelho no qual a população pode se ver refletida, por meio dos festejos, das atividades do cotidiano e peculiares. 



A exposição ficará aberta para visitação até o dia 5 de outubro e a entrada é livre e gratuita, de segunda a sábado, das 9h às 16h45. 



Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, seguem sendo adotados protocolos sanitárias contra a Covid-10. Sendo assim, ainda há regras quanto ao distanciamento social, o uso de máscaras é obrigatório, bem como a higienização das mãos com álcool em gel.

Sobre a artista

Linda Fuga é nascida em Pernambuco, mas reconhece Mogi das Cruzes como seu lar e seu espaço de criação artística. Na cidade, produz um trabalho que conta sua história e suas vivências. Espiritualizada, ela compreende as artes como uma maneira de se comunicar com outros e transmitir alegria e bem-estar. 

Ativa desde a década de 1980, e, portanto, com mais de 40 anos de experiência, a artista participa constantemente de mostras, exposições, salões de arte, além de ministrar aulas em seu ateliê. 

Contemplada com várias premiações, e com obras no acervo de importantes museus da região, incluindo a Pinacoteca de Mogi das Cruzes, Linda Fuga pinta em muitos estilos e consegue ir dos temas clássicos até a novas experimentações de materiais, que resultam em obras com uma estética mais contemporânea. 

Um de seus temas preferidos é Mogi das Cruzes, o que compreende sua história, seus monumentos e sua paisagem tão cheia de características únicas. Os prédios históricos, as festas populares e lugares comuns aos quais a população da cidade se identifica aparecem em suas obras, porém tingidos de cores locais e cheios de personalidade.

São esses trabalhos que retratam o município de Mogi das Cruzes que o público poderá conferir na exposição individual da artista.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: