Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Começa nesta terça-feira (8) o vencimento da primeira parcela do IPTU Mogi das Cruzes 2022. Muitos mogianos não sabem, mas é possível conseguir desconto de até 13% no valor do imposto.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o pagamento à vista possibilita um abatimento de 8%, mas quem estava em dia com o tributo até 1º de novembro de 2021 tem direito a mais 5%, totalizando 13%.
Já quem optar pelo parcelamento poderá dividir em até dez vezes, de março a dezembro. As datas de vencimento são informadas no carnê, elas variam de acordo com o CEP da propriedade para organizar os dias de pagamento e evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.
Segundo a administração municipal, se algum contribuinte ainda não recebeu o carnê, é possível solicitar a segunda via pela internet ou nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), localizadas no prédio da Prefeitura, em Braz Cubas e Jundiapeba, mediante agendamento prévio.
Imunidade, isenção e redução no IPTU 2022
Os contribuintes do IPTU de Mogi das Cruzes devem estar atentos aos prazos de solicitações de imunidade, isenção ou redução do imposto. A Prefeitura Municipal afirmou que mais de 19 mil contribuintes têm direito a algum desses benefícios.
Dia 21 de março é a data-limite para requerimento de isenção para aposentados e pensionistas; contribuinte com imóvel de baixo padrão construtivo e imóveis locados utilizados como templo de qualquer culto. E também termina o prazo para solicitação de redução do valor do tributo para imóveis com mata preservada (terreno com área superior a 10 mil metros quadrados) e diminuição de 30% para imóvel territorial (terreno) com obra em andamento.
Proprietários de imóveis com mata nativa preservada (Serra do Itapeti, APA do Rio Tietê e áreas de preservação) têm até 20 de junho deste ano para requerer a redução do tributo.
Nos demais casos com direito a algum desses benefícios, como a isenção para produtores rurais (nas situações previstas em lei), a solicitação pode ser feita em qualquer época do ano.
Para saber como solicitar cada benefício, consulte os links abaixo:
- Imunidade de IPTU: condições e documentos
- Isenção de IPTU: condições e documentos
- Redução de IPTU: condições e documentos
Mais informações sobre o IPTU podem ser obtidas pelos telefones 4798-5049 e 4798-5050, ou pelo e-mail [email protected].