Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi tem 9.653 pessoas vacinadas contra a Covid-19; veja quem pode tomar a dose



Após realizar o primeiro drive-thru para vacinação de idosos e profissionais de saúde, no último fim de semana, a cidade de Mogi das Cruzes chegou, na noite de ontem (7), à marca de 9.653 pessoas imunizadas contra a Covid-19.



Nesta primeira etapa da vacinação, estão recebendo a vacina idosos com 90 anos ou mais e todos os profissionais que atuem em estabelecimentos de saúde com CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).



“A solicitação do CNES com endereço de Mogi das Cruzes foi um filtro utilizado para esse momento, em que o número de doses fornecidas pelo Estado ainda está abaixo da demanda necessária. O objetivo foi priorizar o atendimento dos profissionais que estão atuando na cidade, mas todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com chegada de novas remessas da vacina. Estamos aguardando novas orientações do Governo do Estado sobre envio de doses, para então divulgar novas datas e estratégias para os trabalhadores de saúde”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes.



Nesta segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde também iniciou a vacinação dos idosos acamados com 90 anos ou mais que fazem parte do Programa Melhor em Casa e das áreas de abrangência do Programa Saúde da Família. O atendimento domiciliar é destinado exclusivamente para idosos que não podem ser retirados de sua residência, ou seja, que recebam assistência domiciliar ou precisam de ambulância para locomoção



A partir desta terça-feira (9), a dose estará disponível para idosos com 90 anos ou mais em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes.

Segundo o cronograma do governo estadual, no caso dos idosos, a vacinação deve ser ampliada a partir do dia 15, quando uma nova remessa de doses permitirá que comecem a ser imunizados aqueles que possuem 85 anos ou mais.

“Existe um anseio muito grande da população pela vacina, o que é totalmente compreensível, mas estamos precisamos organizar as ações de acordo com a o volume de doses recebidas”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, Henrique Naufel.

De acordo com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), a região do Alto Tietê já recebeu 40.780 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo 29.310 do Instituto Butantan (CoronaVac) e 11.470 da Fiocruz (Oxford). Ainda segundo o consórcio intermunicipal, Mogi das Cruzes ficou com 14.410 doses.

Grupos prioritários

Em janeiro, a Prefeitura divulgou o escalonamento dos públicos prioritários para aplicação da vacina contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes. Confira abaixo:

  1. Profissionais de saúde, indígenas e quilombolas;
  2. Idosos institucionalizados e idosos escalonados por idade;
  3. Pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, entre outras.;
  4. Professores, membros das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: