Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi retoma aulas presenciais do ensino fundamental na rede municipal



Nesta segunda-feira (14), alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de 47 escolas municipais de Mogi das Cruzes retornaram às aulas presenciais de forma gradual. A Prefeitura informou que a presença é opcional e as aulas continuarão sendo realizadas também no formato remoto.



Veja também: Trabalhadores da educação protestam contra volta das aulas presenciais em Mogi



Por enquanto, as aulas presenciais foram retomadas somente em escolas consideradas adequadas aos protocolos sanitários pela administração municipal. Estas unidades fazem parte da primeira fase do cronograma de retomada, que envolveu o retorno, também gradual, dos alunos de creches subvencionadas e estudantes das turmas de educação infantil da rede municipal nas unidades adequadas ao protocolo sanitário, elaborado pela Secretaria de Educação e Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. 



“Dentro do nosso planejamento, identificamos que algumas crianças e famílias têm necessidades emergenciais, dificuldades nas áreas alimentar e nutricional e também na cognitiva com o retrocesso de aprendizagem; além de questões socioemocionais, como a ansiedade, depressão, isolamento e, principalmente, questões ligadas a violência infantil. É muito importante que elas tenham acesso aos equipamentos escolares e as famílias também estão demandando isso”, disse o secretário de Educação, André Stábile. 



Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o cronograma de retomada terá continuidade após o recesso escolar a partir de um diálogo com os educadores e o Gabinete Articulador para o Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia sobre a Educação (GAEPE), que reúne representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “A partir do diálogo de uma gestão democrática, participativa e colaborativa fizemos um pequeno ajuste e colocamos metade da rede para retomar as atividades depois o retorno do recesso escolar”, afirmou o secretário. 

Entre as medidas de segurança anunciadas pela pasta, está a disponibilização de materiais de proteção e higiene para os profissionais, como faceshields, máscaras e álcool em gel; a distribuição de kits de proteção individual aos alunos e a criação da Brigada da Pandemia dentro das escolas. A imunização dos profissionais também está em andamento com a liberação da vacinação para todos os profissionais da educação entre 18 e 44 anos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: