Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
A Caixa Econômica Federal divulgou, na última semana, que os clientes que têm crédito imobiliário junto a instituição podem solicitar a redução de até 75% no valor das parcelas do financiamento habitacional por tempo limitado. Os beneficiários do auxílio emergencial ou do seguro-desemprego poderão pausar o pagamento do financiamento. As medidas têm como objetivo auxiliar quem enfrenta dificuldade financeira em razão da Covid-19.
Tanto no caso de redução das parcelas quanto na pausa, ao término do prazo estabelecido, a cobrança volta ao valor normal. Além disso, os descontos concedidos serão incorporados ao saldo devedor e a cobrança diluída até o fim do contrato. A taxa de juros e o prazo contratado inicialmente não sofrem alteração.
“Mais uma vez, ouvindo a população num momento sensível para o mundo inteiro, estamos oferecendo uma redução no pagamento das prestações. Como normalmente faltam ainda 10 a 15 anos [para o fim do financiamento], o acréscimo será muito pequeno ao longo do tempo”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Redução da parcela
- Redução de até 25% da prestação por até 6 meses;
- Redução entre 25% e 74,99% da prestação por até 3 meses. Para isso, é preciso apresentar autodeclaração de perda de renda; e
- Para redução acima de 75% da prestação, é necessário apresentar comprovação documental da perda de renda para avaliação pela Caixa.
A solicitação de redução de parcela pode ser realizada pelo aplicativo Habitação Caixa.
Pausa no financiamento
Nos casos de quem está recebendo o auxílio emergencial 2021 ou seguro-desemprego e quer pausar o pagamento das parcelas, o prazo de duração da medida é de até seis meses.
A solicitação também pode ser feita pelo app Habitação Caixa ou então pelo telefone 0800-104-0104.