Categorias
BRASIL

Caixa autoriza pausa em financiamentos e redução de até 75% da parcela



A Caixa Econômica Federal divulgou, na última semana, que os clientes que têm crédito imobiliário junto a instituição podem solicitar a redução de até 75% no valor das parcelas do financiamento habitacional por tempo limitado. Os beneficiários do auxílio emergencial ou do seguro-desemprego poderão pausar o pagamento do financiamento. As medidas têm como objetivo auxiliar quem enfrenta dificuldade financeira em razão da Covid-19.



Tanto no caso de redução das parcelas quanto na pausa, ao término do prazo estabelecido, a cobrança volta ao valor normal. Além disso, os descontos concedidos serão incorporados ao saldo devedor e a cobrança diluída até o fim do contrato. A taxa de juros e o prazo contratado inicialmente não sofrem alteração.



“Mais uma vez, ouvindo a população num momento sensível para o mundo inteiro, estamos oferecendo uma redução no pagamento das prestações. Como normalmente faltam ainda 10 a 15 anos [para o fim do financiamento], o acréscimo será muito pequeno ao longo do tempo”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.



Redução da parcela

  • Redução de até 25% da prestação por até 6 meses;
  • Redução entre 25% e 74,99% da prestação por até 3 meses. Para isso, é preciso apresentar autodeclaração de perda de renda; e
  • Para redução acima de 75% da prestação, é necessário apresentar comprovação documental da perda de renda para avaliação pela Caixa.

A solicitação de redução de parcela pode ser realizada pelo aplicativo Habitação Caixa.



Pausa no financiamento

Nos casos de quem está recebendo o auxílio emergencial 2021 ou seguro-desemprego e quer pausar o pagamento das parcelas, o prazo de duração da medida é de até seis meses. 

A solicitação também pode ser feita pelo app Habitação Caixa ou então pelo telefone 0800-104-0104.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: