Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes mantém um esquema especial de agendamento da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com imunossupressão. O objetivo, segundo a administração municipal, é evitar espera na unidade para conferência de documentos e garantir atendimento correto e prioritário.
Diferente dos idosos, que podem efetuar o agendamento online ou pelo telefone 160, os imunossuprimidos a partir dos 18 anos precisam obter autorização para vacinação por e-mail [email protected] ou whatsapp: (11) 97370-4749.
Ao efetuar contato, o solicitante deve explicar o caso e enviar receita ou laudo médico e demais documentações que comprovem o diagnóstico, além de uma cópia da caderneta de vacinação da Covid-19, orienta a secretaria, explicando que a avaliação é feita por um profissional médico, que autoriza o agendamento ou atendimento pelo PSF de referência. O paciente será comunicado e convocado em seguida.
A terceira dose ou dose de reforço contra a Covid-19 pode ser aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão a partir do 28º dia de conclusão do esquema vacinal (duas doses ou dose única). Neste grupo estão incluídos pacientes com imunodeficiência primária grave, pacientes oncológicos em quimioterapia e transplantados, entre outras condições.
Em Mogi das Cruzes, os imunizantes disponíveis no momento serão Coronavac ou Pfizer.
3ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão
Considerar pessoas com:
– Imunodeficiência primária grave;
– Pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico no momento;
– Transplantados de órgão sólido (fígado, rim, pâncreas, coração e pulmão) ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras;
– Pessoas vivendo com HIV/Aids;
– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune *.
– Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)
Devem ter autorização do médico para a vacinação:
– Artrite reumatóide
– Espondiloartrites
– Artrite psoriásica
– Lupus Eritematoso Sistêmico
– Esclerodermia (esclerose sistêmica)
– Síndrome de Sjogren primária
– Miopatias inflamatórias
– Vasculites
– Doença de Crohn
– Retocolite ulcerativa
– Uso das seguintes drogas:
– Metotrexato
– Leflunomida
– Micofenolato de mofetila
– Azatiprina
– Ciclofosfamida
– Ciclosporina
– Tacrolimus
– 6- mercaptopurina
– Infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe)
– Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).