Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi libera milhares de novas vagas para 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina contra Covid-19



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes liberou, na tarde desta terça-feira (21), mais de 8 mil novas vagas para vacinação contra a Covid-19. Foi disponibilizado agendamento online para aplicação de 1ª, 2ª e 3ª doses dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.



Até o início da manhã desta quarta (22) ainda havia vagas para os seguintes grupos:



  • 1ª dose Pfizer – Adolescentes de 12 a 17 anos
  • 2ª dose Pfizer – para vacinados com Astrazeneca até 30 de junho
  • 1ª dose Coronavac – pessoas com 18 anos ou mais
  • 2ª dose Coronavac – para vacinados com Coronavac até 3 de setembro
  • 3ª dose Coronavac – para idosos com 80 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até 24 de março

A secretaria orienta os munícipes em busca da primeira, segunda ou terceira dose da vacina contra a Covid-19 a ficarem atentos às atualizações no Clique Vacina, uma vez que novas inclusões para agendamento online são feitas periodicamente, conforme o recebimento de mais remessas dos imunizantes.



Repescagem da 2ª dose

Mogi das Cruzes promove no próximo sábado (25), das 9h às 15h, uma ação especial de repescagem para aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em munícipes faltantes.



De acordo com a administração municipal, não será necessário realizar agendamento prévio, porque o objetivo é ampliar a cobertura da imunização facilitando o acesso. Os interessados devem comparecer com documento pessoal, comprovante de endereço e comprovante da primeira dose. 

Até o momento, foram aplicadas 216.849 segundas doses ou doses únicas no município, o que corresponde a 64% de cobertura entre a população adulta. “Não importa quanto tempo a dose está em atraso, a pessoa continua tendo o direito à vacinação e a segunda dose continua sendo importante e necessária”, explica a enfermeira Lilian Peres Mendes, chefe da Vigilância Epidemiológica.

Segundo ela, o efeito da primeira dose não será perdido por conta do atraso, mas a imunidade esperada com cada vacina só pode ser completada se a pessoa receber a segunda dose.

Podem ser atendidos sem agendamento, no próximo sábado, pessoas vacinas com a primeira dose de Coronavac/Butantan/Sinovac há mais de 28 dias (receberão a D2 com Coronavac); vacinados com a 1ª dose de Pfizer há mais de 12 semanas (receberão a D2 com Pfizer); vacinados com a 1ª dose de Pfizer há mais de 12 semanas (neste momento, devido à indisponibilidade, o Governo do Estado liberou estoque do imunizante Pfizer para pessoas com segunda dose em atraso).

O atendimento já está confirmado no Pró-Hiper do Mogilar e na Escola Municipal Álvaro de Campos Carneiro, no bairro Nova Jundiapeba. Outras unidades também devem realizar a vacinação sem agendamento no sábado – os locais serão divulgados em breve.

Locais de vacinação

Pró-Hiper
– Atendimento drive-thru para veículos (entrada na Av. Cívica)  
– Atendimento para pedestres (entrada na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes)

Escola Municipal Álvaro de Campos 
– rua Pedro Paulo dos Santos, 855, Nova Jundiapeba

A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou que tem intensificado a busca ativa para aplicação de segundas doses em pacientes faltantes. O trabalho começou com ligações para pessoas com 60 anos ou mais e se expandiu para visitas domiciliares em busca de munícipes que não atenderam aos chamados ou estavam com o cadastro desatualizado. A nova estratégia pretende facilitar ainda mais o acesso.

Vale lembrar que reações adversas leves como dor no local da aplicação, dor no corpo, febre, tosse, coriza, cefaleia em dose anterior não contraindicam a aplicação da segunda dose. “Todas as vacinas, a exemplo das vacinas do calendário infantil, podem ocasionar reações leves e esperadas que passam de 3 a 5 dias após a vacinação mesmo sem tratamento”, explica Lilian.

A Covid-19 é uma doença grave, podendo ser fatal. Para o controle adequado da pandemia, diminuição de casos graves, internações e óbitos, é necessário completar a segunda dose. Quanto mais pessoas da população estiverem com o esquema completo, maior as chances de diminuir a circulação do vírus e a transmissão. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: