A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia, na próxima sexta-feira (1), a Campanha de Multivacinação. O objetivo será atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha prossegue durante todo o mês de outubro e o Dia “V” – de vacina – está programado para o dia 16 (sábado), das 8h às 17h.
De segunda a sexta-feira, a aplicação das doses em atraso será feita em todas das Unidades Básicas e unidades da Estratégia Saúde da Família, das 8h às 16h30, informou a administração municipal, acrescentando que é fundamental que todas as crianças, de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias, compareçam a uma unidade de saúde para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que precisam ser aplicadas.
“Precisamos ampliar os índices de cobertura vacinal para diminuir a incidência de doenças”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. Com o retorno das aulas presenciais, aumentam os riscos de contágio por diversas doenças que podem ser evitadas com a vacinação.
É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. Quem perdeu a caderneta deve procurar a unidade de saúde para que seja verificado a possibilidade de emissão de segunda via. Neste caso, é necessário levar cópia do documento da criança, na unidade em que a criança foi vacinada, e o levantamento poderá levar alguns dias, conforme a situação. Se vacinado em outros municípios e não tiver como se deslocar até o local onde a criança recebeu as doses, procurar qualquer unidade municipal, para tentar a 2ª via.
Nesta terça (28) e quinta-feira (30), a Vigilância Epidemiológica ministra uma capacitação para os profissionais das salas de vacina de todas as unidades do município, para atualização das normas técnicas e orientações gerais sobre a campanha.
Segundo a administração municipal, durante todo o mês de outubro, os postos de saúde de Mogi das Cruzes estarão empenhados na atualização de cadernetas, enquanto os drives serão priorizados para vacinação contra a Covid-19.
Vacinas disponíveis na Campanha de Multivacinação
- BCG (contra formas graves da tuberculose)
- Hepatite B
- Pentavalente (contra: Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilo B e Hepatite B)
- Rotavírus
- Poliomielite Inativada (contra paralisia infantil)
- Poliomielite atenuada oral (contra paralisia infantil)
- Pneumocócica 10 valente (contra doenças graves causadas pelo Pneumococo, incluindo meningite)
- Meningocócica C (contra doenças graves causadas pelo Meningococo C -meningite, menigococcemia)
- Meningocócica ACWY (contra doenças graves causadas pelo Meningococo A, C W e Y – meningite, menigococcemia)
- HPV (contra Papiloma vírus humano)
- SCR – sarampo, caxumba e rubéola
- Febre Amarela
- DTP (contra Difteria, Tétano e Coqueluche)
- dT – dupla adulto (Difteria e Tétano)
- dTPa (contra Difteria, Tétano e Coqueluche) – disponível para adolescentes gestantes
- Varicela
- Hepatite A