Categorias
BRASIL

Beneficiários do Bolsa Família podem solicitar o novo empréstimo do Caixa Tem?



A Caixa Econômica Federal anunciou esta semana o lançamento de seu mais novo programa, o Crédito Caixa Tem. Com valores entre R$ 300 e R$ 1 mil, o empréstimo pode ser realizado diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, o mesmo utilizado para pagamento do auxílio emergencial. A solicitação está sendo liberada aos usuários gradativamente – confira o calendário ao final da matéria.



O crédito Caixa Tem, trabalha com uma taxa de juros de 3,99% ao mês e os usuários terão o prazo de até 24 meses para pagamento. De acordo com o Banco Central, a taxa média do sistema bancário está em 1,45% ao mês e a taxa do crédito pessoal geral tem juros de 2,42% mensais sendo então, os juros ofertados na nova linha de financiamento mais altos que os praticados no mercado.



O empréstimo Caixa Tem está disponível para 100 milhões de pessoas que têm uma conta poupança social aberta pela instituição para pagar o auxílio emergencial. O cidadão que ainda não tem conta no aplicativo Caixa Tem também pode solicitar o empréstimo realizando um cadastro no próprio aplicativo.



Embora a nova linha de crédito da Caixa seja para usuários do Caixa Tem, muitos usuários que participam do programa Bolsa Família estão em dúvida se podem solicitar o empréstimo.



O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou que os beneficiários do Bolsa Família não terão acesso ao crédito. Isso porque, segundo ele, existem questões legais e técnicas, como a transformação da conta poupança social em conta digital. Os beneficiários de outros programas poderão ter acesso ao empréstimo se forem aprovados pela instituição na análise cadastral.

Ao solicitar o empréstimo Caixa Tem, a conta do usuário passará de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. O processo de atualização cadastral no sistema Caixa Tem, necessário para tomar o empréstimo, cancelará automaticamente o cartão do Bolsa Família, tornando a opção de receber o benefício e acessar o crédito ao mesmo tempo impossível. Além disso, segundo o entendimento do banco, os cidadãos que dependem do Bolsa Família não teriam condições de pagar o empréstimo.

O crédito do Caixa Tem será disponibilizado para os usuários do aplicativo que estiverem com o cadastro atualizado e atenderem os requisitos colocados pelo banco. Outro público que não terá acesso ao crédito será o que estiver com o nome sujo no SPC ou Serasa.

Calendário de liberação do empréstimo no Caixa Tem

A atualização será disponibilizada de acordo com o mês de nascimento da pessoa e, após a atualização do aplicativo, o usuário já conseguirá ter acesso ao novo empréstimo. Neste primeiro momento, a linha de crédito já está disponível para nascidos em janeiro e fevereiro que atenderem os requisitos. Veja abaixo o cronograma completo.

  • Janeiro e fevereiro: 27 de setembro
  • Março e abril: 18 de outubro
  • Maio e junho: 8 de novembro
  • Julho e agosto: 29 de novembro
  • Setembro e outubro: 13 de dezembro
  • Novembro e dezembro: 27 de dezembro

Quem ainda não tem conta no Caixa Tem também poderá instalar o aplicativo e solicitar o crédito, no entanto, a liberação será feita por meio de outro calendário. Confira abaixo:

  • Janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho: 8 de novembro
  • Julho e agosto: 29 de novembro
  • Setembro e outubro: 13 de dezembro
  • Novembro e dezembro: 27 de dezembro

Sobre o novo crédito do Caixa Tem

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: