Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi inicia monitoramento preventivo de Covid-19 com uso de oxímetros; entenda



Mogi das Cruzes iniciará o monitoramento preventivo das taxas de saturação de oxigênio na população acima de 60 anos. De acordo com a Prefeitura, o programa promoverá a busca ativa de casos suspeitos de Covid-19 com o objetivo de antecipar o tratamento, prevenir internações e reduzir os índices de mortalidade pela doença na cidade. Isso porque as chances de recuperação são muito maiores quando os doentes são tratados antes de terem os pulmões comprometidos.



A ação da Secretaria Municipal de Saúde pretende identificar precocemente a redução de oxigênio que a infecção pelo novo coronavírus pode causar principalmente entre os idosos, que são os mais vulneráveis às complicações da doença. É comum que o paciente com Covid-19 apresente baixa de oxigênio no sangue mesmo sem sentir dificuldade para respirar, a chamada ‘hipóxia silenciosa’, que pode causar o agravamento do caso.



Segundo a administração municipal, inicialmente, o trabalho preventivo será realizado pelos agentes comunitários de saúde de todas as unidades do Programa Saúde da Família e pelos profissionais do Programa Melhor em Casa para pacientes cadastrados. Nas visitas domiciliares, os profissionais estarão munidos de um equipamento denominado oxímetro de pulso que, ao ser colocado em um dedo do paciente, oferece dados de taxa de oxigênio circulante no sangue e frequência cardíaca. Trata-se de um procedimento não invasivo, simples e indolor.



Caso o paciente apresente índice de saturação menor de 95%, que é sinal de alerta, o profissional responsável pela aferição deverá informar o enfermeiro ou médico da unidade de referência. Na presença de outros sintomas, como tosse, febre ou cansaço, o paciente deverá ser avaliado pelo médico, que poderá solicitar exames complementares e indicar o melhor tratamento. 



De acordo com a Prefeitura, os oxímetros já são utilizados dentro da rotina de atendimento nas unidades de saúde, UPAs, Pronto Atendimentos e hospitais desde o início da pandemia do novo coronavírus na cidade.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: