Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi inicia Campanha Novembro Mais Azul para prevenção do câncer de próstata

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes iniciou, nesta terça-feira (3), a Campanha Novembro Mais Azul para o combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Os homens com idade entre 45 e 70 anos podem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento para realização do exame de PSA (exame de sangue). O exame está disponível para homens que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses.

Leia também:  Renato Abdo voltará a ser secretário de agricultura de Mogi das Cruzes na Gestão Mara Bertaiolli

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em caso de alteração no resultado do exame, o paciente será encaminhado pela própria Secretaria de Saúde para um urologista, onde dará sequência aos procedimentos necessários.  


Em 2019, a Campanha Novembro Mais Azul, registrou 2.322 exames de PSA. Do total realizado, 324 apresentaram alterações e foram encaminhados para o especialista médico, informou a administração municipal.


Além dos exames, os homens também terão acesso às informações por meio de rodas de conversa em salas de espera, respeitando o distanciamento social e cumprindo os protocolos de segurança contra o coronavírus exigidos pelo Ministério da Saúde. Os interessados também podem esclarecer suas dúvidas pelo telefone 160.

Leia também:  "A situação financeira da Prefeitura é muito preocupante", diz Mara Bertaiolli em audiência sobre transição

Sobre a doença

O Câncer de Próstata é o tipo de câncer que ocorre na glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade.

Confira abaixo os sinais e sintomas da doença:

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite.
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Leia também:  Justiça determina restabelecimento da transição de governo em Mogi das Cruzes
Compartilhe essa notícia: