Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes ultrapassa marca de 100 casos de dengue confirmados em 2024



A cidade de Mogi das Cruzes ultrapassou a marca de 100 casos de dengue somente em 2024. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até a última sexta-feira (9) haviam sido confirmados 101 casos da doença, uma média de mais de dois casos por dia.



O número de casos registrados somente nos primeiros 40 dias deste ano supera o total de casos contabilizado ao longo de todo o ano de 2023, quando foram registrados 65 casos de dengue em Mogi das Cruzes. A maioria das ocorrências está concentrada na Vila Nova União e proximidades.



Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando de forma intensa e contínua para combater o avanço da dengue na cidade. Entre as principais ações em andamento estão os bloqueios ao mosquito Aedes aegypti em locais onde há casos confirmados; orientações ao público; atendimento às denúncias recebidas pela Ouvidoria Geral; e atualização para atendimento dos casos. 



“O combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, mas também da população. Cada cidadão precisa ter consciência e manter cuidados simples na rotina para prevenir a proliferação do mosquito em suas casas e ambientes trabalho”, disse a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha. 



A Prefeitura de Mogi das Cruzes criou um Comitê de Combate à Dengue, formado por representantes de vários setores de Secretarias para condução de estratégias em conjunto. Entre os trabalhos está a Brigada de Combate ao Aedes aegypti, formada por dois servidores de cada unidade municipal responsáveis pelas vistorias nos locais de trabalho. 

A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado. O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água parada.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados. As UPAs do Oropó, Jundiapeba e Rodeio e o Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo são opções de atendimento, assim como Vagalume e Hospital Municipal para as crianças.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP