A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes dará início nesta semana ao projeto Noites de Mistério. Trata-se de uma ação que visa difundir a história e a cultura popular, a partir de visitas monitoradas pelas ruas da cidade no período noturno.
A primeira edição acontece já nesta sexta-feira (13), a partir das 19h e, para esta, as inscrições já foram encerradas, porém em breve serão abertas novas vagas, para as próximas datas, informou a Prefeitura.
O percurso será feito a pé e levará cerca de uma hora. O ponto de partida será o marco zero da cidade, na praça Coronel Benedito de Almeida (em frente à Catedral de Sant´Anna) e seguirá pelo Centro Histórico, passando por vários pontos emblemáticos, como a Capela de São Sebastião, na rua Dr. Antonio Cândido Vieira, construída em memória ao escravo Sebastião, enforcado no ano de 1839.
“A ideia é trazer os participantes para uma imersão na história da cidade, a partir de relatos e lendas. Há muitos fragmentos da história de Mogi das Cruzes pelas ruas da área central, que muitos mogianos não conhecem. É, na verdade, mais um projeto de educação patrimonial, com esse apelo de mistério, que esperamos despertar a partir do trajeto a pé e no período noturno pelas ruas da nossa cidade”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Kelen Chacon, idealizadora do projeto.
O grupo será guiado pelo historiador Glauco Ricciele, da Secretaria de Cultura, que contará histórias, curiosidades, lendas e também o que está por trás das construções do Centro Histórico da cidade.
Cada grupo será composto por 20 pessoas no máximo e a seleção se dará por ordem de inscrição. Os participantes devem ter 12 anos no mínimo. O projeto será realizado sempre às sextas-feiras e as próximas edições acontecerão nos dias 28 de agosto, 10 e 24 de setembro.
Mais informações sobre o projeto Noites de Mistério podem ser obtidas pelo telefone 4798-6910.
Serviço
- O quê: Noites de Mistério
- Quando: a primeira edição será na sexta-feira, 13 de agosto. As próximas serão 27/08, 10/09 e 24/09 (sempre às sextas).
- Idade mínima: 12 anos
- Grupo com no máximo 20 pessoas