Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Neste fim de semana, o Centro Esportivo do Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes será sede dos treinos preparatórios da seleção brasileira de beisebol infantil que disputará o XLII Mundial Nanshiki de Beisebol Infantil (42° Boys Nankyu Baseball World Championship), no período de 26 a 29 de Julho, em Edogawa, Tóquio, no Japão.
Os treinos são abertos ao público e ocorrerão neste sábado (8) e domingo (9), das 8h às 17h, no Centro Esportivo do Bunkyo, localizado na Av. Japão, nº 5.919, Porteira Preta.
A representação brasileira é composta por 16 atletas com idades de 11 e 12 anos, provindos de 11 cidades dos Estados de São Paulo e Paraná. No total, 11 clubes cederam atletas para a delegação nacional: Atibaia, Cooper, Gecebs, Gigants, Indaiatuba, Londrina, Maringá, Nikkei Curitiba, Presidente Prudente, Tozan e o Bunkyo Mogi Beisebol – Leonardo Almeida, arremessador e primeira base, é o representante mogiano na delegação que irá ao Japão.
De acordo com Juliano Abe, manager geral do Bunkyo Mogi Beisebol, o campeonato disputado no país que é o atual campeão mundial da modalidade traz boas recordações à Mogi das Cruzes. “Esse evento é muito especial na memória dos mogianos, pois no ano de 1990, o Brasil se sagrou campeão mundial, tendo à frente da comissão técnica um técnico de Mogi, o sensei Mitiaki Yamamoto e o atleta Fernando Sato como um dos destaques do torneio. E, ano passado, 2023, tivemos a alegria de termos o Vitor Akita sendo selecionado para a seleção, num momento onde devagar vínhamos retomando às atividades esportivas no Bunkyo”, disse ele.
A delegação brasileira ainda conta com o técnico José Horiguchi, como auxiliares: Márcia Mizushima e Edelson Idehira e como Chefe da Delegação, Mitsuyoshi Sato, o famoso Satão, que durante anos jogou pela equipe do Howa – antiga fábrica instalada em Mogi das Cruzes – e também foi técnico em várias categorias no Bunkyo Mogi Beisebol.
O técnico da categoria infantil do clube mogiano, Paulo Marchetti, um dos organizadores da vinda da delegação brasileira comenta a programação: “Fechamos com a comissão técnica da seleção toda uma programação de treinos e inclusive agendamos um jogo-treino para o sábado (08/06) com um time de uma categoria acima, para ajudarmos da melhor forma possível a preparação da seleção. Não apenas pelo fato de termos o Leonardo no plantel, mas creio ser nossa responsabilidade atuarmos em várias frentes em prol do esporte e da modalidade, com uma visão holística e colaborativa”.