O município de Mogi das Cruzes está entre as cinco cidades brasileiras que foram contempladas pelo Fundo de Ação Climática para Jovens, programa lançado na última quarta-feira (10) pela Bloomberg Philanthropies.
O programa fornecerá assistência técnica e financiamento para projetos com foco em soluções climáticas e que sejam desenvolvidos por jovens com idade entre 15 e 24 anos. Na primeira fase, a cidade receberá cerca de R$ 250 mil (50 mil dólares).
De acordo com a administração municipal, o projeto foi selecionado durante a COP 28, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, realizada em dezembro do ano passado nos Emirados Árabes.
Na ocasião, o prefeito de Caio Cunha assinou um documento de compromisso público para o desenvolvimento do Plano de Descarbonização e Resiliência às Mudanças Climáticas de Mogi das Cruzes.
Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a expectativa é que na próxima etapa, o município seja contemplado com mais 100 mil dólares (R$ 500 mil) para a execução de projetos populares.
O Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies tem o objetivo de envolver jovens entre 15 e 24 anos no desenvolvimento, produção e governança de soluções climáticas urgentes, focando em projetos que abordem desafios climáticos locais. O Fundo oferece assistência técnica e financiamento a prefeitos ao redor do mundo para apoiar essas iniciativas.