Categorias
ALTO TIETÊ

Estado deve implantar 70 novos leitos de Covid-19 no Alto Tietê, diz Condemat



O Alto Tietê deve contar com 70 novos leitos destinados a pacientes com Covid-19, a serem implantados pelo Governo do Estado, segundo o Condemat (Consórcio Municipal de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). A previsão de implantação dos leitos, no entanto, é de 10 a 15 dias e a região se encontra no limite da ocupação hospitalar.



Do total de leitos, 30 são de UTI (unidade de Terapia Intensiva) e 40 de enfermaria, onde são tratados pacientes com menor complexidade.



Os leitos de UTI serão implantados nos hospitais Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba; Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi das Cruzes e Hospital das Clínicas, em Suzano, sendo 10 unidades para cada. Já os leitos de enfermaria serão implantados nos hospitais Dr. Arnaldo Pezzuti e HC de Suzano, sendo 20 em cada hospital.



Em reunião virtual realizada hoje (4), os prefeitos da região pontuaram que o prazo para a implantação destes novos leitos é muito grande, o que coloca em risco o sistema de saúde regional, diante da alta de internações e com as perspectivas de piora nos índices no mês de março.



“Nas próximas duas semanas teremos um agravamento ainda maior da pandemia, por isso nossa região não suporta esperar por mais 10 dias para a implantação destes leitos. Precisamos que esta ampliação aconteça imediatamente para suprir a necessidade que já existe na região”, disse o presidente do consórcio, Rodrigo Ashiuchi.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde a região registra taxa de ocupação de leitos UTI em 89,4% (data base 01/03). Desde o início da semana as unidades hospitalares de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Santa Isabel enfrentam condições críticas, chegando ao limite da capacidade de atendimento.

“Nossa região está seguindo as medidas de restrições e avançando na campanha de vacinação, porém a ampliação da nossa capacidade hospitalar é condição fundamental para enfrentarmos a pandemia. Os prefeitos do consórcio estão unidos e dispostos a encontrar soluções conjuntas com o Estado para que a população não fique sem atendimento”, reforçou Ashiuchi.

Nesta sexta-feira (5), o Conselho de Prefeitos do consórcio se reúnirá com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi para solicitar agilidade na implantação dos leitos e buscar apoio do Estado para contratação de leitos privados.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: