O Ranking de Saneamento de 2019 do Instituto Trata Brasil foi publicado na terça-feira (23). No estudo, que avalia a situação dos serviços de água e esgoto tendo como base os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a cidade de Mogi das Cruzes apareceu em 26º, melhorando seis posições com relação ao resultado de 2018, quando ficou em 32º.
A líder na lista, este ano, foi Franca, no interior de São Paulo; seguida por Santos, no litoral paulista; e Uberlândia, em Minas Gerais. Confira o ranking completo.
Das 25 cidades com melhor colocação que Mogi, somente oito contam com sistema municipal de saneamento, o que significa que, entre as autarquias municipais, o Semae de Mogi das Cruzes ficou em 9º lugar no país. Mogi também ficou à frente de 23 capitais, como Campo Grande (31º lugar), João Pessoa (32º) Belo Horizonte (34º) Porto Alegre (38º lugar) e Brasília (42º), entre outras.
O Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil é divulgado todos os anos. Desta vez, ele teve como base os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (ano base 2017), que são publicados anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, reunindo todas informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços de água e esgoto dessas cidades.
Investimento em saneamento
No último dia 2, a Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou que realizará um investimento de R$ 39 milhões em obras de saneamento básico.
As obras incluem a implantação de um sistema de esgotamento sanitário na Vila Nova Jundiapeba, a reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro e um projeto para instalação dos coletores-tronco Jundiaí, Oropó e Santo Ângelo.
“A gente sabe o quanto o Semae representa para todos nós e para a nossa cidade. Mogi das Cruzes é a única cidade da grande São Paulo, com exceção de São Caetano, que tem uma empresa municipal onde somos cobrados e sabemos a responsabilidade que temos que ter na eficiência dos serviços da Prefeitura”, disse o prefeito Marcus Melo na ocasião de anúncio do investimento.
Uma resposta em “Serviço de saneamento de Mogi é o 26º melhor do país, diz Trata Brasil”
não tem vergonha de falar que investe que está na tal posição melhor que tal cidade mais não fala quantos porcento e tratado ,que vergonha