A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (18), o Plantão de Atendimento Psicoeducacional pontual com psicólogas educacionais do DOP/Pró-Escolar. O serviço será online e atenderá alunos, famílias e profissionais da rede municipal de ensino. A iniciativa visa ampliar e intensificar as ações de acolhimento socioemocional desenvolvidas pela pasta.
O atendimento será pontual para acolhimento e escuta, buscando amenizar os efeitos da pandemia no retorno gradual das atividades presenciais das unidades escolares, diferindo-se, portanto, de psicoterapia clínica. A equipe de psicólogas atenderá de segunda a sábado de forma remota, seguindo as orientações das resoluções nº 4 (26/03/2020) e 11 (11/05/2018) do Conselho Federal de Psicologia, segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Os teleatendimentos serão realizados por meio de videochamada pelo WhatsApp ou Google Meet, conforme o recurso tecnológico que a pessoa tiver disponível. Cada pessoa poderá agendar dois horários, preferencialmente com o intervalo de 15 dias e com o mesmo profissional.
Para o agendamento, é necessário entrar em contato com o DOP/Pró-Escolar pelo telefone 4723-4620, de segunda a quinta-feira das 12 às 18 horas e às sextas-feiras das 11 às 17 horas. Os atendimentos serão oferecidos nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Acolhimento nas escolas
O setor de Psicologia Educacional do DOP/Pró-Escolar também realiza o projeto “Todos cuidando de todos”, em que atende a comunidade escolar, oferecendo práticas por meio de técnicas de reflexão escrita, dialogada e/ou lúdica para elaboração dos sentimentos e dos pensamentos, com estudos baseados na Psicologia Escolar na Perspectiva Crítica. A proposta, segundo a administração municipal, tem o objetivo de acolher os profissionais da educação, levantando as vivências sobre o período da pandemia e proporcionando um espaço de escuta sobre as expectativas do retorno presencial às escolas.
Outra iniciativa é a realizada pelo professor José Henrique Porto, que tem desenvolvido uma jornada de acolhimento socioemocional com as unidades escolares, feita de forma online ou presencial, de acordo com o pedido da escola. Além dos profissionais, os encontros oferecem orientações para os docentes no acolhimento às famílias e aos alunos.