A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes iniciou, na quarta-feira (8), uma ação de busca ativa às pessoas que residem na zona rural da cidade e ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
De acordo com a administração municipal, o trabalho começou pela Estrada da Moralogia e Chácara Santo Ângelo e deve percorrer outros pontos como Varinhas, Pindorama, Barroso, Parque São Martinho, Conjunto Jéfferson da Silva e Aroeiras. Outras duas equipes saíram para domicílios de idosos faltantes na segunda dose.
A vacinação itinerante faz parte da comemoração pelo 461º Aniversário de Mogi das Cruzes. “O primeiro dia se mostrou muito produtivo, com uma ótima adesão das pessoas à imunização em locais mais distantes da área central”, afirma a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.
Somente na Chácara Santo Ângelo já foram aplicadas 100 doses e a equipe deverá retornar nesta quinta-feira (9) para complementar a imunização. Na Moralogia, o atendimento contou com apoio do comércio local. No Bar do Toco, por exemplo, foram cedidos espaço e acesso à internet para os profissionais vacinadores.
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, estas ações visam ampliar a cobertura da população que reside em locais mais distantes e que, muitas vezes, não têm condições para ir até uma unidade de saúde. A proposta é percorrer durante todo o mês de setembro comunidades rurais, observando a demanda de cada local.
O trabalho está sendo realizado por equipes que já atuam nos drives de vacinação e possuem experiência desde o cadastro até aplicação da dose, informou a administração municipal.