Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes inicia Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Mogi das Cruzes inicia, nesta segunda-feira (5), a Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação. O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (poliomielite) nos menores de 5 anos.


Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral).

De acordo com a Prefeitura, a meta é alcançar cobertura vacinal de 95% para contribuir com a redução do risco de reintrodução do vírus no Brasil – hoje ainda há circulação no Afeganistão e Paquistão.


Simultaneamente, a Campanha de Multivacinação será focada na atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.


Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas.

No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Dia D

O Dia de Mobilização Nacional ou “Dia D” será em 17 de outubro, das 8 às 16 horas, com 19 postos abertos. São eles: Ponte Grande, Nova Jundiapeba, Vila Suíssa, Jardim Camila, Jardim Universo, Alto Ipiranga, Jardim Aeroporto/Santos Dumont, Jardim Planalto, Jardim Margarida, Jardim Aeroporto III, Jardim Nove de Julho, Conjunto Novo Horizonte, Jardim Piatã, Chácara Guanabara, Cocuera, Quatinga, Taboão/Lambari, Conjunto Toyama e Jardim Layr.

Compartilhe essa notícia: