Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes adota novas estratégias de vacinação a partir desta segunda



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou que adotará, a partir desta segunda-feira (13), novas estratégias de imunização com o objetivo de melhorar o atendimento do público assistido pelas campanhas de vacinação em andamento.



De acordo com a administração municipal, o atendimento em livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, continuará para imunização contra a gripe e sarampo até o dia 24 de junho, data determinada pelo Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em todos os postos de saúde, unidade do Programa Saúde da Família e nos drives do Pró-Hiper



A vacina contra a gripe permanece disponível para os seguintes grupos: gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto),  idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiências, pessoas com comorbidades (conforme definições do Ministério da Saúde), profissionais da saúde, professores e funcionários de escolas do ensino regular (infantil, fundamental, médio e superior), trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores de ônibus), caminhoneiros e portuários, policiais (civil, militares e outros), integrantes do corpo de bombeiros, guarda municipal e forças armadas, indígenas e quilombolas.



Já a vacina contra o sarampo segue disponível para crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses em Mogi das Cruzes.



A vacina contra a Covid-19 também está sendo aplicada sem necessidade de agendamento para idosos com 60 anos ou mais para 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª dose, e gestantes e puérperas para 1ª, 2ª ou 3ª dose.

Somente no Pró-Hiper, às quartas-feiras do mês de junho (15, 22 e 29), adolescentes com 12 anos ou mais e adultos podem tomar a segunda dose contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento. O funcionamento é das 9 às 16 horas apenas no atendimento somente para pedestres.

Neste caso, as doses disponíveis serão 2ª dose de Pfizer ou Coronavac para adolescentes 12 a 17 anos e para adultos com 18 anos ou mais (21 dias após a 1ª dose); e 2ª dose de Astrazeneca para adultos 18 anos ou mais (8 semanas após a 1ª dose).

O Pró-Hiper não atende crianças menores de 12 anos e as Unidades da Estratégia Saúde da Família mantém organizações internas para atendimento do público cadastrado.

Agendamento online

Para o restante da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes mantém o agendamento online pelo Clique Vacina. De acordo com a pasta, novas vagas e horários serão liberados gradativamente, conforme chegada de doses e capacidade operacional das unidades.

Confira abaixo quando é necessário efetuar agendamento prévio:

  • 4ª dose (2ª reforço) para pessoas de 50 a 59 anos (4 meses após a última dose)
  • 4ª dose (2ª reforço) para funcionários da saúde (4 meses após a última dose)
  • 3ª dose (1º reforço) para adultos 18+ (4 meses após a 2ª dose)
  • 3ª dose (1º reforço) para adolescentes de 12 a 17 anos  (4 meses após a 2ª dose)
  • 1ª dose para adolescentes (12 a 17 anos) e adultos (18+) ainda não vacinados
  • 1ª e 2ª dose para crianças de 5 á 11 anos (2ª dose de Pfizer pediátrica 8 semanas após a 1ªdose; 2ª dose de Coronavac 28 dias após a 1ª dose)

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)