Categorias
BRASIL

Ministério do Trabalho: concurso com 900 vagas para auditor fiscal será aberto ainda em 2023



O Ministério do Trabalho e Emprego abrirá um novo concurso público com 900 vagas de auditor do trabalho ainda em 2023. A informação foi divulgada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, durante participação no programa ‘Bom Dia, Ministro‘, nesta quarta-feira (12).



“Nós temos um problema que estamos buscando resolver, que foi o desmonte das ferramentas públicas, das instituições. Na área de fiscalização do trabalho nem se fala. É preciso lembrar que o próprio Ministério do Trabalho foi extinto. Foram governos que trabalharam num processo de fato motivando, incentivando e apoiando a precarização e o desmonte da condição física de fiscalizar. É por essa razão que vamos fazer um concurso para 900 vagas de auditores do trabalho”, disse o ministro.



Ainda segundo o chefe da pasta, o edital de abertura do concurso deve ser publicado em novembro ou dezembro e a aplicação das provas está prevista para fevereiro de 2024.



“Em novembro ou dezembro deve sair o editar e em fevereiro o concurso nacional. Vamos criar uma condição muito melhor de fiscalização. É um trabalho gratificante para combater o trabalho análogo à escravidão, a exploração de mão de obra infantil, irregularidades no mercado de trabalho, fiscalizar o não cumprimento de obrigação de cotas. Realizado o concurso, pretendo chamar as 900 vagas o mais rápido possível, porque estamos precisando melhorar a prestação de serviço à sociedade em relação ao mercado de trabalho”, afirmou Marinho.



O concurso com 900 vagas para auditor fiscal do Ministério do Trabalho foi autorizado pelo governo federal no dia 16 de junho deste ano, conforme a portaria Nº 2.453, publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Com um salário inicial de R$ 21 mil, o cargo de auditor fiscal exige nível superior. O último concurso para auditor fiscal do trabalho do MTE ocorreu em 2013.

Mais informações sobre as inscrições e provas do concurso do Ministério do Trabalho e Emprego serão divulgadas na ocasião de publicação do edital.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: