Diversos serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são disponibilizados à distância, como o agendamento de perícia médica e acompanhamento das etapas do pedido. Pelo Meu INSS os segurados também podem consultar seus pagamentos, seja da aposentadoria ou outro benefício, sem precisar se deslocar a uma agência.
O Meu INSS é uma ferramenta criada pela Previdência Social com o objetivo de facilitar a vida dos beneficiários, agilizando atendimentos e diminuindo o fluxo de pessoas e as grandes filas nas agências físicas.
Através da plataforma, que pode ser acessada do computador (site) ou celular (app), é possível consultar extratos e ter acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, relacionados aos benefícios oferecidos pelo órgão, como auxílio-doença, aposentadoria, licença-maternidade, salário-família, auxílio-reclusão, pensão por morte, empréstimo, entre outros.
A ferramenta também permite solicitar a inclusão em benefícios e enviar sua documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Após realizar a solicitação, você pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS.
Confira abaixo alguns serviços que podem ser solicitados diretamente pelo Meu INSS:
- Aposentadoria por Idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Salário maternidade
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
- Benefícios Assistenciais
- Certidão de tempo de contribuição
- Alterar local ou forma de pagamento
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Recurso e revisão
Como acessar o MEU INSS
- Primeiro, acesse o site ou aplicativo Meu INSS (Android / iOS)
- Depois, informe o número do seu CPF cadastrado no Gov.br e selecione a opção Avançar
- Em seguida, digite a senha cadastrada no Gov.br e clique na opção Entrar
- Por fim, localize o serviço/benefício que você quer acessar na lista disponibilizada e selecione ele
Atendimento por telefone
- Disque 0800 726 0207, atendimento eletrônico da Caixa Econômica Federal
- Clique na opção 7
- Por Informe o número do seu CPF e a data de nascimento
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram