Apesar do avanço da região do Alto Tietê para a fase verde do Plano São Paulo, anunciado nesta sexta-feira (9) pelo Governo de São Paulo, os museus de Mogi das Cruzes geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo permanecerão fechados para reformas.
Entre os museus que seguem fechados estão: Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, Museu Histórico Profa. Guiomar Pinheiro Franco, Pinacoteca de Mogi das Cruzes, Memorial Taro Konno, Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá e Museu Virtual da Educação (MUVE).
Os demais espaços culturais municipais, como o Centro Cultural e Theatro Vasques, terão agenda novamente disponibilizada a partir do mês de dezembro, porém, segundo a administração municipal, a frequência de utilização dos locais dependerá diretamente da demanda por parte de organizadores de ações artísticas e culturais.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o funcionamento obedecerá todas as diretrizes sanitárias, visando a segurança dos usuários.
A fase verde do Plano SP permite maior flexibilização nas atividades culturais, convenções e eventos sociais, de negócios e culturais. Além da capacidade de 60%, também estará liberado o público em pé, desde que respeitado o distanciamento e os protocolos estabelecidos.
“Cada cidade está estabelecendo os seus protocolos e tem autonomia para definir a liberação desses eventos, tanto na esfera privada como nos equipamentos públicos”, disse o presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e prefeito de Guararema, Adriano Leite.
Os espaços culturais municipais e a realização de eventos presenciais por parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estão fechados e suspensos desde março deste ano, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Museu Virtual
Quem quiser “visitar” os museus mesmo de portas fechadas pode acessar o Museu Virtual, ferramenta da Prefeitura de Mogi das Cruzes que disponibiliza, pela internet, informações a respeito das peças que compõem o acervo dos museus da cidade.
De acordo com a administração municipal, um amplo trabalho de catalogação dos itens foi feito pelas equipes da secretaria e vem abastecendo gradualmente o Museu Virtual. Desta forma, com poucos cliques, as pessoas podem saber um pouco mais sobre o que guarda cada museu do município.