Categorias
ALTO TIETÊ

Merendeira que salvou alunos em Suzano é a 1ª trabalhadora da educação vacinada no país



Os seis primeiros profissionais da Educação a serem imunizados contra a Covid-19 no país receberam a dose na manhã deste sábado (10), em Suzano. O ato simbólico aconteceu na Escola Estadual (E.E) Professor Raul Brasil e contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi e do governador do Estado de São Paulo, João Doria. A cerimônia marcou o início da vacinação deste novo grupo, contemplando os trabalhadores maiores de 47 anos que atuam em escolas estaduais, municipais, federais e privadas.



O encontrou, que também foi prestigiado pela primeira-dama, Larissa Ashiuchi, se iniciou por volta das 11 horas tendo a merendeira Silmara Cristina de Moraes, de 51 anos, como a primeira profissional da Educação a receber a dose da CoronaVac. A servidora ganhou protagonismo nacional em 13 de março de 2019, quando abrigou e protegeu alunos na cozinha da unidade educacional durante um ataque a tiros.



“Receber a imunização contra o coronavírus é motivo de muita alegria. Vivemos aqui um momento que ganha um novo significado. Para mim é uma honra representar todos os trabalhadores da Educação, que são verdadeiros guerreiros. Tenho fé de que em breve poderemos retomar nossa rotina, atendendo cada aluno com muito amor”, declarou a primeira profissional da Educação imunizada do Brasil.



A ação, que ainda contou com a presença dos secretários municipais Pedro Ishi (Saúde), Leandro Bassini (Educação) e André Chiang (Meio Ambiente), além dos secretários estaduais Rossieli Soares (Educação) e Jean Gorinchteyn (Saúde), contemplou a diretora da unidade, Sônia Aparecida dos Santos, e a professora da rede municipal de ensino Dorisnilce Aparecida da Silva. A dose também foi aplicada em Rosana de Moura Santos, que é agente de organização escolar, e nos docentes Agnaldo Xavier dos Reis e Teresinha de Lourdes de Lima Oliveira, que lecionam Matemática e Química para alunos do ensino médio, respectivamente.



De acordo com o governador João Doria, o ato simbólico na Raul Brasil traduz mais esperança no enfrentamento à Covid-19. Doria afirmou que da mesma forma que a merendeira Silmara protegeu e cuidou das crianças naquele dia trágico, agora é a vez de proteger ela e todos os demais profissionais da Educação. O governador finalizou agradecendo a todos os colaboradores e em especial ao prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi.

Já o chefe do Executivo suzanense destacou a importância da vacinação deste novo grupo. Ashiuchi lembrou que é filho de educadora e que reconhece a luta diária desses profissionais, que prezam pelo ensino e pelo desenvolvimento de cada aluno. Para ele, a imunização dessas pessoas, bem como dos trabalhadores da saúde e da segurança, representa mais oportunidade de retomada das nossas atividades. O prefeito também concluiu agradecendo a visita dos representantes do governo do Estado.

Vacinação em Suzano

A vacinação dos profissionais da Educação, maiores de 47 anos, acontece na próxima segunda-feira (12). A atividade será concentrada na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com a disponibilidade do sistema drive-thru. O comprovante “Vacina Já Educação” será item obrigatório para a aplicação da dose.

Para tanto, o profissional precisa efetuar o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, com número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, o sistema deverá emitir um link ao e-mail indicado, sendo necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro.

Após a validação, o trabalhador deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município e cargo ocupado. Para as redes municipal, particular e federal será necessário anexar os holerites dos meses de janeiro e fevereiro. O cadastro passará por um processo de análise e, se validado, o profissional receberá no e-mail o comprovante “Vacina Já Educação”. Tal comprovante deverá ser apresentado no momento da vacinação, além de RG e CPF. É importante destacar que a inscrição não garante a vacina.

O atendimento na Arena Suzano será em horário escalonado. O primeiro grupo será dos profissionais com idades entre 47 e 52 anos, que deverão comparecer ao local das 7h30 às 10h30. Em seguida, das 10h30 às 13 horas, será a vez daqueles com 53 a 58 anos de idade. Já no período da tarde, das 13 às 15 horas, deverão comparecer os trabalhadores com idades entre 59 e 64 anos de idade. Por fim, das 15 às 17 horas, será a vez daqueles de 65 a 67 anos.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: