Categorias
MOGI DAS CRUZES

Menino de 12 anos que faz curso de Bombeiros em Mogi socorre vítima de infarto



No último dia 13 de julho, um menino de 12 anos salvou a vida de um homem que estava tendo um princípio de infarto em uma quadra de esportes em Mogi das Cruzes. Gustavo Souza Leite, que faz aulas em um curso de bombeiro aprendiz, auxiliou nos primeiros socorros até a chegada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).



De acordo com Gustavo, ele foi à quadra junto com seu pai para participar de um jogo. Chegando no local, os dois tomaram conhecimento sobre um homem estaria passando mal. Como o pai de Gustavo sabia que o filho tinha aprendido algumas técnicas de enfermagem no curso, perguntou ao menino o que poderia ser feito. Seguindo os ensinamentos de seu professor, Felipe Vignati, Gustavo se certificou de que a vítima estava consciente, verificou se ela tinha algum ferimento e se estava tendo pulsação. Como ela não estava consciente e não havia pulsação, ele iniciou um procedimento conhecido pelos Bombeiros como RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), que consiste em compressões torácicas para tentar resgatar os sinais vitais da pessoa.



A manobra realizada pelo garoto permitiu que a vítima sobrevivesse até a chegada do resgate médico, que depois a transferiu para um hospital.



No vídeo abaixo, Gustavo conta como realizou os primeiros socorros:



Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)

A ressuscitação cardiopulmonar é uma técnica usada no momento de socorro para situações de emergências, incluindo ataques cardíacos, ou afogamentos em que a respiração ou batimento cardíaco de um indivíduo parou.

De acordo com a Associação Americana do Coração, mesmo as pessoas que não tiveram nenhum curso ou ensino sobre as técnicas podem iniciar a ressuscitação cardiopulmonar com compressões torácicas caso a vítima tenha ausência de sinais vitais. Como mostra a imagem abaixo:

A Associação Americana do Coração orienta para que, antes de começar, se tome alguns cuidados básicos:

  • em caso de emergências ligue 193;
  • Verifique se a pessoa está consciente ou inconsciente;
  • Se sentir que ela está inconsciente faça estalos ou sacuda o ombro da pessoa e pergunta se ela está bem;
  • Caso identifique ausência de sinais vitais inicia os trabalhos de RCP e peça para alguém ligar para a emergência;
  • Se estiver sozinho ligue para a emergência antes de iniciar os trabalhos de RCP;
  • Importante que seja realizado o RCP apenas se constatado ausência total de sinais vitais, caso contrário poderá causar danos a vítima;
  • Os sinais vitais são respiração e circulação sanguínea. A respiração verifica-se observando movimentos do peito e ventilação. A circulação sanguínea verifica-se por meio de batimentos do coração e pulso.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *