Na tarde de quinta-feira (30), o prefeito Marcus Melo reuniu-se na capital com o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, para conversar sobre a retomada das obras de água e esgoto em bairros de divisa de Mogi das Cruzes com Itaquaquecetuba e Suzano.
A Sabesp é responsável pelos serviços de saneamento na região desde os anos 90, quando um grupo de bairros passou a pertencer oficialmente a Mogi das Cruzes após a realização de um plebiscito. Entre eles estão Jardim Margarida, Vila Augusta, Jardim Félix e Milton, Jardim Piatã A e B, Residencial Novo Horizonte, Chácara São Joaquim e Chácara Águas das Pedras.
Como havia necessidade de investimentos em rede de água e esgoto no local, a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) assinaram um convênio com a Sabesp transferindo à estatal paulista a autonomia para a instalação e manutenção dos serviços.
O contrato de concessão nº 48, de 5 de julho de 2002, transfere à Sabesp o direito de implantar, ampliar, administrar e explorar com exclusividade os serviços de abastecimento de água nesses locais.
O contrato foi ampliado em 2013, o que levou a estatal paulista a assumir também a instalação, manutenção e gerenciamento dos serviços de coleta e tratamento e esgotos na mesma área.