Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (1º), na Câmara Municipal, a cerimônia de posse da primeira prefeita mulher da história de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL). Também foram empossados o vice-prefeito, Téo Cusatis (PSD), além dos 23 vereadores eleitos para o mandato 2025-2028.
A cerimônia de posse foi presidida pela vereadora Malu Fernandes (PL) e teve o vereador Edson Santos (PSD) como primeiro-secretário, contando, ainda, com a presença de todos os demais vereadores eleitos, além do ex-prefeito Caio Cunha (PODE); o conselheiro do TCE-SP e marido da prefeita, Marco Bertaiolli; a presidente do Fundo Social de Mogi e esposa do vice-prefeito, Maira Cusatis; o deputado estadual Marcos Damásio (PL); e o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini; o presidente estadual do PL, Tadeu Candelária; e o presidente do TCE-SP, Roque Citadini.
A prefeita Mara Bertaiolli disse estar disposta a trabalhar em conjunto com os vereadores em prol da cidade de Mogi das Cruzes. “Estaremos lado a lado. Nós na Prefeitura Municipal e todas as senhoras e senhores aqui da Câmara Municipal, essa Casa de Leis que dá voz à população, fortalece e representa nosso estado democrático, de direito e deveres. A eleição passou. Fica o aprendizado e a certeza de que a partir de hoje nós somos um só, com um único desejo objetivo, que é o de reconstruir a nossa cidade”, afirmou ela.
Mara voltou, ainda, a comentar sobre a percepção da cidade compartilhada por sua comissão de transição: “Encontramos problemas em várias esferas, equipamentos e prestação de serviços. A situação econômica da Prefeitura é muito preocupante, mas quando eu aceitei, com muita honra, o convite do meu partido, o PL, e do seu presidente, Valdemar Costa Neto, para ser a candidata prefeita da minha cidade de Mogi das Cruzes eu já sabia que enfrentaríamos dificuldades e que não seriam poucas. Até porque foi justamente a necessidade de reconstruir a nossa cidade, que eu tanto amo, que me trouxe até aqui”.
Ao fazer uso da palavra, o ex-prefeito Caio Cunha parabenizou Mara Bertaiolli, a desejou paciência e responsabilidade e disse que é preciso ter cautela quando se fala em “reconstrução” de Mogi das Cruzes. “Nós temos que ter muito cuidado quando a gente fala que vai reconstruir a cidade porque a história nos mostra que a consequência não é das melhores. A gente pode citar, por exemplo, o Estado de Israel, que quando os impérios Romano e Otomano tomaram a terra de Israel, eles aterraram, com a ligação de reconstrução de um novo tempo e, assim, prejudicaram não só um povo, mas também os avanços e bases já construídas”, disse ele, que solicitou que todos os seus secretários entrassem no plenário para serem aplaudidos.
“A Mara não será apenas a primeira prefeita mulher da história de Mogi das Cruzes, ela será uma das melhores prefeitas e prefeitos que essa cidade já teve, por sua competência e determinação”, afirmou Marco Bertaiolli em seu discurso.
Após a cerimônia de posse na Câmara, foi realizada, no Cemforpe, a solenidade de transmissão de cargo e a posse dos secretários municipais definidos por Mara Bertaiolli e Téo Cusatis.
Vereadores
- Malu Fernandes (PL)
- Felipe Lintz (PL)
- Maurinho do Despachante (PRD)
- Bi Gêmeos (PSD)
- Inês Paz (PSOL)
- Clodoaldo de Moraes (PL)
- Francinário Vieira, Farofa (PL)
- Fernanda Moreno (MDB)
- Vitor Emori (PL)
- Edson Santos (PSD)
- Marcos Furlan (PODE)
- Professor Eduardo Ota (PODE)
- Mauro do Salão (PL)
- Osvaldo Silva (Republicanos)
- John Ross (PRD)
- Iduigues Martins (PT)
- Juliano Botelho (PSB)
- Pedro Komura (União)
- Doutor Oto Rezende (PSD)
- Mauro Araújo (MDB)
- Priscila Yamagami (PP)
- Johnny da Inclusão (Avante)
- Rodrigo Romão (PC do B)
Secretários
- Secretária de educação: Darly Carvalho
- Secretário de segurança: Gilberto Ito
- Secretário da Longecidade 60+: Mauro do Salão
- Secretário de esportes: Fred Abib
- Secretária de saúde: Rebeca Barufi
- Secretário de mobilidade urbana: Ary Kamiyama
- Secretário de habitação: Romildo Campello
- Secretária de cultura: Yara Almeida
- Secretário de agricultura: Renato Abdo
- Secretário de obras e infraestrutura: Nilmar Ferreira
- Secretário de governo e transparência: Guilherme Sever
- Secretário de finanças: Robson Senziali
- Secretário de urbanismo: João Francisco Chavedar
- Secretário de desenvolvimento econômico: Sadao Sakai
- Secretária de meio ambiente e proteção animal: Patrícia Cesare
- Secretário de serviços urbanos e zeladoria: Joaz Batista
- Procurador-geral e secretário de assuntos jurídicos: Filipe Hermanson
- Diretor do IPREM: Felicio Kamiyama
- Diretor-geral do Semae: José Luiz Furtado
- Presidente do Fundo Social de Solidariedade: Maira Cusatis
- Chefe de gabinete: Neusa Marialva