Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, seu vice Téo Cusatis e os vereadores eleitos para o mandato 2025-2028 serão diplomados pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (19), às 14h, no Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica), no Mogilar.
A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo Foro Eleitoral de cada município e condição para a posse em 2025.
“Esse é um momento muito importante e que conclui a etapa fundamental de todo o processo eleitoral. Neste ato, a Justiça Eleitoral confirma a escolha da população nas urnas”, disse Mara Bertaiolli.
O evento de diplomação será presidido pelo juiz Gustavo Alexandre da Câmara Leal Belluzzo, da 74ª Zona Eleitoral. A mesa da cerimônia também contará com a presença da juíza Ana Carmem de Souza Silva, diretora do Fórum de Mogi das Cruzes; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Marco Bertaiolli; do presidente da Câmara Municipal, vereador José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa; e do presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Dirceu Augusto da Câmara Valle.
O calendário eleitoral estabelece que a diplomação seja realizada até o dia 19 de dezembro. Cabe ao juiz eleitoral ou diretor do Foro Eleitoral de cada município definir a data e formato da entrega dos diplomas.
Já a posse do prefeito, vice e vereadores municipais está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, às 15 horas, na Câmara Municipal.