Na última quarta-feira (30), a Guarda Municipal de Suzano (GCM), por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), apreendeu 42 pássaros silvestres de uma residência, no distrito de Palmeiras.
De acordo com a administração municipal, a ocorrência partiu de uma denúncia, que informava sobre a existência de cativeiro com pássaros raros em uma casa no bairro Jardim Brasil.
Os guardas se dirigiram ao endereço indicado, onde afirmaram ter encontrado espécies como canários da terra, pintassilgos, pintassilgos venezuelanos e tico-ticos presos em gaiolas com anilhas de identificação.
Ainda segundo a Prefeitura de Suzano, questionado, o proprietário do imóvel afirmou possuir licença para mantê-los em cárcere, porém, apresentou um documento com informações incompatíveis com os animais.
“O cárcere de animais silvestres de qualquer natureza é ilegal, portanto nós sempre buscamos agir para evitar que práticas semelhantes ocorram, garantindo assim a liberdade de aves como essas”, disse o coordenador do GPA e subcomandante da GCM, Edmundo Gomes.
As aves foram apreendidas, encaminhadas ao 1º Distrito Policial de Palmeiras e, posteriormente, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri para avaliação veterinária.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.