A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza nesta quinta-feira (8), entre 9h e 11h, um Simulado de Emergência na praça Veteranos de Guerra, no distrito de Jundiapeba. A iniciativa integra a agenda do movimento Maio Amarelo, voltado à promoção de um trânsito mais seguro e à valorização da vida.
A simulação vai reproduzir um cenário de acidente viário envolvendo múltiplos veículos e vítimas. As equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) farão os procedimentos de resgate e primeiros socorros, além da distribuição de materiais educativos para o público presente.
Os preparativos terão início nas primeiras horas da manhã, com a chegada das equipes técnicas ao local. A partir das 9h, a alameda Santo Ângelo, que fica ao lado da praça, será interditada para viabilizar a realização do exercício.
A encenação simulará uma colisão entre um ônibus escolar, um carro de passeio e uma bicicleta. Os profissionais de emergência realizarão o atendimento simulado às vítimas e a condução para unidades de saúde, como parte do treinamento e da conscientização.
“O Simulado de Emergência é um dos pontos altos da programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes. Esta é uma ação importante porque chama a atenção da população para os riscos de um acidente, já que as pessoas podem ver na prática o que acontece e os riscos às quais as pessoas estão expostas em casos de imprudência e desatenção”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.
Durante a realização da atividade, agentes de trânsito municipais estarão presentes para orientar motoristas e pedestres. A Secretaria de Mobilidade recomenda atenção redobrada a quem circular pela região no período da manhã.
Maio Amarelo
Ao longo de maio, a campanha Maio Amarelo promoverá diversas ações voltadas à educação e segurança no trânsito em diferentes pontos da cidade. O tema deste ano é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Até o dia 30, equipes da Secretaria de Mobilidade e Trânsito estarão nas ruas desenvolvendo atividades com foco na preservação da vida.
A programação teve início na segunda-feira (5) com o Simpósio de Trânsito e Segurança Viária, que reuniu especialistas para palestras sobre comportamento seguro nas vias urbanas. Na terça-feira (6), foi realizada uma ação de orientação sobre travessia segura na praça Sacadura Cabral, em frente à estação da CPTM, com distribuição de folhetos informativos aos pedestres. Na quarta-feira (7), foram realizadas palestras no Tiro de Guerra e em um hipermercado na Vila Industrial.
As atividades continuam na sexta-feira (9), com ações educativas voltadas aos funcionários da empresa Princesa do Norte, responsável pelo transporte público municipal. A atividade contará com o apoio do Samu de Mogi das Cruzes.
O calendário de eventos do Maio Amarelo se estenderá até o fim do mês e conta com o suporte de órgãos estaduais e entidades parceiras. O encerramento está marcado para o dia 30 de maio, com uma ação especial direcionada ao público da terceira idade, no Centro Dia do Idoso.