Categorias
ESPORTES

Lutadora de sumô suzanense garante classificação para Jogos Mundiais de 2022



A lutadora suzanense Luciana Watanabe disputou o 59º Campeonato Brasileiro de Sumô no dia 27 de novembro e faturou seu 16º título individual da modalidade. A conquista confirmou à atleta uma vaga nos Jogos Mundiais de 2022, maior evento internacional de esportes não olímpicos, que será disputado na cidade Birmingham, no Alabama, Estados Unidos. Luciana integra o projeto “Lutas como Forma de Educação – Sumô Suzano”, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Suzano.



O torneio nacional, organizado pela Confederação Brasileira de Sumô (CBS), foi realizado no Ginásio Mie Nishi do Bom Retiro, em São Paulo, bem como o 25º Campeonato Sul-Americano da modalidade. Ambas as competições têm critérios de disputa que classificam os melhores atletas para os Jogos Mundiais de 2022, evento promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).



Luciana é professora no projeto “Lutas como Forma de Educação – Sumô Suzano”, que realiza suas atividades na Associação Cultural Suzanense – Bunkyo com alunos de várias idades. Em 2021, apenas adultos estiveram nos torneios na capital paulista.



A sensei participou das competições na categoria leve (até 65 quilos) individual, absoluto e por equipes, todos com critérios de classificação para o evento internacional de 2022. Renomada campeã nacional, a lutadora suzanense apresentou grande performance e garantiu o título brasileiro pela 16º vez em sua carreira, fato que lhe classificou para os Jogos Mundiais, dos quais Luciana já foi medalhista de prata no sumô individual, em 2013.



Sarah Gomes e Sanusa Chagas terminaram a competição na categoria pesado (80 quilos) com a segunda e a terceira colocações respectivamente, invertendo as posições na categoria absoluto livre. Nesta, Luciana levou o bronze. No masculino, os atletas Gustavo Bezerra e Eugênio Bezerra disputaram a seletiva nacional e o Campeonato Brasileiro em diversas categorias. O Campeonato Sul-Americano também contou com a participação do projeto suzanense, que teve Sarah Gomes como vice-campeã na chave feminina da categoria peso pesado.

“Para participar do Campeonato Brasileiro eu tive que treinar muito para garantir o peso ideal e integrar as categorias em que participei e, felizmente, fui campeã, sempre com o apoio de todos do Sumô Suzano. De agora em diante, vamos manter o embalo para seguir forte pensando na disputa do ano que vem, pois estamos todos muito contentes com isso. Fomos bem em nossa primeira competição pós-pandemia e o objetivo é melhorar mais e mais”, relatou Luciana.

Ela afirma que o principal desafio do período será contar com novos patrocinadores para impulsionar a iniciativa suzanense. Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a sensei movimentou as redes sociais com lutadores internacionais, personalidades do esporte, treinos e rotina, com o sonho de participar dos Jogos Mundiais pela quinta vez em sua carreira.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, disse que a conquista traz muito orgulho para a cidade. “A Luciana levou o esporte do nosso município e o próprio projeto do Sumô Suzano para o mundo, com seus vários títulos nacionais e campanhas de destaque internacional. Externo meus parabéns pelo desempenho de cada um dos atletas e agora ficamos na torcida pelos Jogos Mundiais do ano que vem”, comentou.

Jogos Mundiais

Os Jogos Mundiais de 2022 (ou World Games) ocorrerão nos Estados Unidos, na cidade de Birmingham, entre os dias 7 e 17 de julho do próximo ano. O evento é cíclico, a cada quatro anos. Inicialmente, a edição seria disputada em 2021, mas em virtude da realização tardia da Olimpíada de Tóquio no mesmo período, acabou sendo adiada pelo comitê organizador.

O torneio de caráter competitivo reúne as modalidades de desempenho que não figuram no quadro olímpico dos Jogos de Verão. Alguns dos exemplos de esportes, além do sumô, são boliche, jiu-jitsu e muay thai. Até a edição de 2017, skate e escalada também faziam parte do calendário, sendo atualmente registrados como esportes olímpicos.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Suzano e região

Compartilhe essa notícia:

Por Redação

E-mail: contato@noticiasdemogi.com.br