Uma ação conjunta que envolveu a Prefeitura de Santa Isabel e a Fundação Florestal, ocorrida na última terça-feira (5), na Estrada da Pedra Branca, transferiu de local uma lixeira comunitária que estava contribuindo com a poluição do Rio dos Pilões, localizado na Reserva Ambiental do Parque Itaberaba.
De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, a cada forte chuva, o chorume que saía da lixeira escoava até as proximidades do rio, que fica a cerca de 30 metros do antigo local onde o lixo era descartado. A situação causava risco de contaminação das águas.
Com o apoio da Secretaria de Serviços Municipais, o local foi totalmente limpo com o auxílio de um trator. Foi necessário um caminhão basculante para retirar rejeitos de obras abandonados no local, junto ao lixo doméstico. A lixeira foi recolocada em uma área próxima, porém, sem possibilidade de contato com as águas do Rio dos Pilões.
A Prefeitura de Santa Isabel informou que, por meio da fiscalização constante realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, outros locais com possibilidade de contaminação estão sendo mapeados, a fim de trazer mais segurança ao bioma local. Com o auxílio da equipe da Fundação Florestal, ações constantes estão sendo realizadas no interior da reserva.
“Também é papel da Prefeitura zelar por esse bioma incrível que contempla nosso território. Estamos trabalhando para garantir a saúde de nossa natureza”, afirmou o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.