Categorias
MOGI DAS CRUZES

Inauguração da Avenida das Orquídeas depende de licença ambiental

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Mogi das Cruzes aguarda um parecer da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para inaugurar a Avenida das Orquídeas, que ligará Mogi das Cruzes a Suzano. A solicitação da Licença de Operação (LO) foi entregue pelo prefeito Marcus Melo à presidente da companhia na última quarta-feira (15).


A expedição da licença é necessária em caso de obras que possuam algum tipo de impacto ambiental. No caso de vias de grande fluxo, como a Avenida das Orquídeas, a movimentação de veículos e seu impacto sobre o ambiente e a fauna são levados em consideração.


O material apresentado à Cetesb contém todos os estudos e levantamentos solicitados para a LO, que estão sendo analisados pelo departamento técnico da companhia.

Leia também:  Rotatória de Cezar de Souza, em Mogi, tem alteração no trânsito devido ao avanço de obras

Vale lembrar que as obras da Avenida das Orquídeas ficaram paradas por aproximadamente um ano, a partir do fim de 2017, justamente quando a Prefeitura aguardava a liberação de licenças prévia e de instalação por parte da Cetesb.


“A Prefeitura está em dia com os prazos documentais. A solicitação da LO deve ser feita quando as obras estão em estágio final. Por isso, a administração fez o protocolo neste momento”, afirmou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.

Em visita à avenida na primeira semana de abril, o secretário de Obras, Walter Zago Ujvari, disse que a inauguração estava prevista para ocorrer entre o fim de maio e o início de junho.

Leia também:  Rotatória de Cezar de Souza, em Mogi, tem alteração no trânsito devido ao avanço de obras

A avenida se apresenta como uma alternativa entre as cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, além de estar ligada também ao Trecho Leste do Rodoanel. O principal objetivo da obra é desafogar o corredor formado pelas avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco, um dos mais movimentados de Mogi.

Vereadores acompanham o secretário de obras em visita à Avenida das Orquídeas

Projeto viário

A obra faz parte de um grande projeto viário iniciado em 2016 pela Rua Tenente Manoel Onofre que envolve outras vias, como a Avenida Guilherme George iniciada em 2017. A obra ficou parada por um ano por problemas ambientais. 

O primeiro trecho do Corredor Leste-Oeste foi a recuperação da Avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Valentina de Mello Freire Borenstein, em uma extensão de 3.300 metros. As obras do Corredor Leste-Oeste compreendem 18 quilômetros desde a região central até a divisa com o município de Suzano.

Leia também:  Rotatória de Cezar de Souza, em Mogi, tem alteração no trânsito devido ao avanço de obras

Além da avenida Tenente Onofre, a Prefeitura de Mogi também duplicou a Avenida Guilherme George, entre os rios Taiaçupeba e Jundiaí. O projeto envolveu ainda uma rotatória próxima ao encontro da Avenida Tenente Onofre com a Avenida Cavalheiro Nami Jafet.

Prestes a ser entregue, a nova Avenida das Orquídeas terá 4.600 metros, nos dois sentidos, entre o rio Jundiaí e a rotatória próxima ao viaduto Professor Argeu Batalha, na via Perimetral.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *