A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou, nesta sexta-feira (28), em Jundiapeba, a Incubadora Social, local onde grupos de empreendedores poderão estudar, se capacitar e desenvolver produtos de forma coletiva. O evento contou, ainda, com a 1ª Feira de Economia Solidária. As ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz.
A Incubadora Social é um espaço destinado à formação, qualificação, profissionalização e a formação de grupos de empreendedores, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a administração municipal, o local possui toda a estrutura necessária para suas metas, que são: capacitação, produção e comercialização.
Com o novo espaço, o objetivo é expandir e diversificar os grupos de empreendedores a partir de novas parcerias, contemplando as áreas de gastronomia, estética, pet, tecnologia e hortas comunitárias.
“Hoje é um dia bem importante, em que entregamos um espaço construído coletivamente. Este é um espaço que vai ofertar serviços e programas voltados para o atendimento de população em situação de vulnerabilidade, principalmente aqui do território de Jundiapeba. Isso faz parte do nosso plano de metas e nosso time não mediu esforços para que pudéssemos chegar neste dia e neste momento”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes.
Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o equipamento já faz o acompanhamento de quatro grupos previamente formados.
Para ter acesso ao programa Conduz, é necessário procurar um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Já empreendimentos formados podem procurar diretamente o programa Conduz para acessar a Incubação Social.
A Incubadora Social está localizada na rua Nito Sona, 2175, em Jundiapeba.
Feira de Economia Solidária
No mesmo dia em que foi inaugurada, a Incubadora Social já serviu como sede para a 1ª Feira de Economia Solidária. O evento durou o dia todo – das 9h às 16h e reuniu atividades socioculturais, espaço de exposição e vendas de produtos e uma feira de trocas de produtos confeccionados artesanalmente.
A Feira reuniu atividades socioculturais, espaço de exposição e vendas de produtos e uma feira de trocas de produtos confeccionados artesanalmente, além de aula de ritmos, hip hop, apresentações artísticas, bazar social com doação de roupas e uma feira de habilidades, composta por demonstrações e oficinas diversas, de áreas como gastronomia e confeitaria, tranças, maquiagem, drenagem linfática, laços, exposição de moda, brincos com material reciclável, crochê para tapete, panos de prato, pintura decorativa e artesanato.
O espaço de vendas foi destinado à exposição e comercialização dos produtos confeccionados pelos grupos já acompanhados pelos programas Conduz e Prospera Família.
De acordo com a coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart, a expectativa é de que a Feira seja uma ação permanente, e passe a ser realizada todos os finais de semana.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: