Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba mostram queda de 17,54% em novos casos de HIV no município. Entre janeiro e novembro deste ano foram registrados 47 casos, 10 a menos que o registrado no mesmo período de 2022.
Segundo a administração municipal, a redução é atribuída às ações realizadas de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas ao longo do ano e coincide com o início da campanha Dezembro Vermelho, que é dedicada à mobilização contra o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.
A pasta promove diversas ações de prevenção que são intensificadas neste mês, como a realização de testes rápidos, palestras, atividades educativas e conscientização sobre a importância da prevenção.
Ainda segundo a Prefeitura de Itaquaquecetuba, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) é um dos equipamentos da cidade que realizam serviços voltados à atenção integral de pessoas com HIV/Aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase. O local realiza testagem, aconselhamento e seguimento aos pacientes que recebem o diagnóstico positivo.
“O SAE é um equipamento fundamental pois funciona de forma democrática e acolhedora, especialmente para o público soropositivo. A queda no número de casos evidencia nossas ações de conscientização que ocorrem ao longo do ano e que levam informação às pessoas sobre a importância da prevenção”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Saúde (CS) 24h também realizam testes de HIV, sífilis e de hepatites B e C.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Itaquaquecetuba? Entre em nosso Grupo no WhatsApp.