Categorias
ALTO TIETÊ

Itaquaquecetuba define regras para retomada das aulas na rede pública e privada



Na tarde de sexta-feira (29), a Prefeitura de Itaquaquecetuba decretou que a retomada das aulas na rede pública municipal ocorra de forma remota durante o mês de fevereiro. O calendário escolar prevê o início das atividades no dia 8. Depois disso, será reavaliada a forma como as aulas vão prosseguir.



Já a retomada das aulas presenciais na rede pública estadual e nas instituições privadas será de forma facultativa a partir de 1 de fevereiro, seguindo o calendário escolar de cada instituição.



Mesmo assim, as unidades só poderão receber presencialmente 35% dos alunos matriculados enquanto a cidade estiver nas fases vermelha ou laranja. Na fase amarela, as unidades poderão receber 70% e somente na fase verde é liberado o acesso a 100% dos alunos.



De acordo com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, essas unidades devem garantir aulas remotas, acolhimento e escuta dos alunos ou familiares, além de avaliação diagnóstica, entrega de materiais e atividades pedagógicas. Profissionais e alunos que fazem parte do grupo de risco não poderão retornar às atividades presenciais até que se atinja a fase verde. 



Os pais ou responsáveis pelos alunos devem assinar um termo de responsabilidade para declarar seu conhecimento sobre todas as circunstâncias da retomada das aulas, explica a administração municipal.

As regras também são válidas para as instituições de ensino superior, porém as aulas e atividades dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina poderão retornar com a presença de 100% dos alunos em qualquer fase do Plano São Paulo.

Todas as unidades devem adotar protocolos sanitários específicos para o setor da educação e nenhuma poderá realizar atividades que possam gerar aglomeração.

“Nosso planejamento está pautado no compromisso, trabalho e cuidado para proteger a saúde de todos, alunos, professores e pais”, disse o secretário de Educação, Lucas Costa.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: