Funcionários de empresas e órgãos conveniados, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm um importante aliado na hora que a situação financeira aperta: o empréstimo consignado.
Vale ressaltar, porém, que os efeitos do empréstimo serão positivos somente se ele for feito com cautela e responsabilidade. Caso contrário, o beneficiário poderá estar comprometendo uma parcela importante de sua renda mensal.
Para quem não sabe, o empréstimo consignado é um tipo de crédito que costuma ser mais fácil de contratar. Nele, o valor das parcelas é descontado direto na folha de pagamento ou do benefício pago pela previdência.
Por oferecer menos riscos, os bancos costumam liberar o empréstimo consignado com juros mais baixos e de forma muito mais fácil, podendo ser contratado inclusive por negativados – pessoas com o “nome sujo”.
A Caixa Econômica Federal, por exemplo, trabalha com esta modalidade de linha de crédito. O valor máximo do empréstimo é calculado de acordo com o seu salário ou benefício e a prestação não ultrapassa 35% do que você recebe.
Condições para contratar o consignado da Caixa
- Trabalhar em empresa ou órgão conveniado, ser aposentado ou pensionista permanente do INSS;
- Para pensionistas do INSS, o benefício deverá ser permanente e permitir a contratação do empréstimo. Sujeito à aprovação do órgão;
- O valor da prestação não pode ser maior do que 35% do salário ou benefício mensal, a depender da adesão do convênio;
- As prestações mensais são iguais e descontadas diretamente do salário ou benefício;
- A contratação está sujeita à aprovação de crédito, confirmação da averbação pelo órgão ou empregador e demais cláusulas contratuais do produto.
- No caso de Consignado com garantia de FGTS, informamos que esta modalidade está temporariamente suspensa.
Como solicitar o empréstimo
Acesse o Internet Banking e App CAIXA e confira se você tem crédito pré-aprovado na opção Crédito ou Empréstimo. Quem possui a pré-aprovação, poderá avançar com a contratação diretamente pelos canais digitais. Em caso contrário será necessário se dirigir a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.
Para receber mais novidades sobre crédito e benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook, Telegram e WhatsApp