Categorias
BRASIL

INSS: saiba o que é empréstimo consignado e como solicitar



Empréstimo consignado é um crédito destinado a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos e pensionistas de órgãos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas, em que as parcelas são descontadas diretamente da sua folha de pagamento.



Mais recentemente, o empréstimo consignado foi liberado também para beneficiários do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil). O governo federal, entretanto, vem estudando uma forma de tornar a modalidade de crédito menos prejudicial aos usuários, uma vez que ela compromete parte do valor pago pelo benefício de renda básica.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

O consignado está disponível apenas para os contratados no regime CLT. Não serve para quem exerce atividades como pessoa jurídica (PJ) ou MEI e é considerado um dos créditos com juros mais baixos do mercado, pelo fato de ter a garantia do desconto em folha de pagamento. As taxas variam de acordo com a instituição financeira.



O limite para o empréstimo é de até 35% da renda mensal e o valor do crédito depende da quantidade de parcelas. Cada categoria tem um prazo para pagamento do empréstimo. Funcionários públicos podem pagar em até 90 meses, beneficiários do INSS podem pagar em até 72 meses e funcionários de empresas privadas têm prazo de até 60 meses.



Vale ressaltar que, ao contratar o empréstimo, o funcionário que for demitido permanecerá com a dívida. Há a possibilidade negociar a dívida para que o valor do empréstimo seja quitado na rescisão.

Banco do Brasil é uma das instituições financeiras que oferecem empréstimo consignado e possui uma das menores taxas do mercado, com juros prefixados de 0,85% a 2,99%, e o dinheiro é liberado logo após aprovação. O empréstimo do Banco do Brasil pode ser solicitado pelo próprio aplicativo da conta e pago em até 96 parcelas. Outros bancos que também oferecem o crédito são Banco Agiplan, Bradesco, Inter, Sicoob, BMG, Banco Pan etc.

O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3 a 5 dias úteis, porém, dependendo da instituição financeira escolhida, é possível ter o crédito transferido instantaneamente.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: